A Educação para a Sexualidade em meio escolar tem sido alvo de várias propostas e decisões, desde que passou a assumir carácter de obrigatoriedade nas escolas após a publicação da Lei Nº.60/ 2009 de 6 agosto e respetiva Portaria de 196-A/2010 de 9 de abril.
A integração nos currículos escolares destes temas faz dos professores atores fundamentais desta intervenção. Contudo, esta só será eficaz se em íntima sintonia com pais e educadores.
Perante esta realidade, pais e professores sentem-se confrontados com um conjunto de valores e conceitos sempre em mudança, os quais são considerados estruturantes da construção e desenvolvimento da Pessoa. De facto, esta situação provoca uma perda de confiança na educação que pretendem passar, fragilizando-os como educadores.
Para isto, foi criado o curso de formação certificado para professores DIP3 – Desenvolvimento da Pessoa Humana em 3 Dimensões – onde é feita uma abordagem focada nos conteúdos científicos sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, ciclo de vida reprodutiva, que permitam que os professores, pais e educadores se sintam confortáveis perante as crianças e jovens, quando surgirem questões de âmbito mais científico. Estes conteúdos são enquadrados pela abordagem sobre emoções e sentimentos, assim como projetos afetivos e a responsabilidade inerente às escolhas e seus contextos.
Assim, os conteúdos do programa dividem-se em 3 componentes, antecedida por um módulo conceptual:
• componente biológica,
• componente psicoafectiva,
• componente de construção do projeto de vida.
O primeiro curso certificado, de 25h e 100% online, começa já em Fevereiro e as inscrições já estão abertas.
A equipa organizadora convida-o a conhecer mais o projecto em www.dip3.pt, a inscrever-se e a desafiar os seus colegas a fazer o mesmo.
As vagas são limitadas!
Com os melhores cumprimentos,
Marta Teixeira da Mota
—
Com os melhores cumprimentos,
Views: 28