Fundação Eça de Queiroz – Divulgação de serviço educativo

Serviço Educativo 2023-2024

Fundação Eça de Queiroz

A VISITA DE ESTUDO AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO

É a actividade central do programa da visita de estudo, sendo constituída pela visita guiada ao espólio do Museu da Casa de Tormes.

Este espaço, para além de constituir o cenário real/ficcional de “A Cidade e as Serras”, o último romance de Eça de Queiroz, possui hoje um valioso espólio de mobiliário e objectos pessoais que pertenceram ao escritor.

A visita guiada ao interior deste espaço permite o desenvolvimento de diferentes temáticas associadas a múltiplos aspectos da vida e obra de Eça, tendo como objectivos primordiais a motivação para a leitura e a promoção do legado literário do escritor. Assim, far-se-á referência às suas obras literárias, mostrar-se-á a relação entre a sua ficção e as suas vivências e dar-se-ão informações não só sobre o contexto histórico, social e político, mas também sobre a metodologia de trabalho do escritor (sua importância enquanto exemplo de organização e método), o seu círculo de amigos (diferentes personalidades do séc. XIX), a componente jornalística do seu legado, os locais onde residiu e as viagens que realizou.

 

ACTIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO

Para além da visita guiada ao núcleo museológico, convidamos os professores e educadores a seleccionarem uma das propostas de actividade disponíveis, tendo em vista a realização de um programa adequado ao contexto educacional em causa.

  • Visionamento de um filme/documentário sobre vida e obra de Eça de Queiroz;
  • Realização do percurso pedestre “Caminho de Jacinto”

NOTA: todas as informações acerca destas actividades no documento em anexo

PREÇÁRIO

2,50€ por aluno. Este preço inclui uma actividade complementar, com excepção do Caminho de Jacinto que é um percurso livre.

É oferecida a entrada ao professor por cada grupo de 10 alunos que acompanhe.

CONTACTOS

TelefoneDe terça a sábado (9h – 13h | 14h30 – 17h): 254 882 120 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail – visitas@feq.pt

MarcaçõesTodas as visitas escolares estão sujeitas a marcação prévia. Esta marcação poderá ser feita telefonicamente (254882120), mas terá de ser sempre confirmada por escrito, através de e-mail (visitas@feq.pt).

As visitas que não estejam confirmadas, com pelo menos quinze dias de antecedência, não terão a garantia de realização da nossa parte.

Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional!

Grata pela preferência, apresento os melhores cumprimentos,

                  Carla Vieira

                       Guia Cultural

Visits: 32

Isabel Moutinho