Concurso Literário – Dia da Marinha 2022

Serviço Educativo e de Mediação Cultural

Concurso Literário “Dia da Marinha”

7ª Edição 

 

 

Faz 100 anos no dia 30 de Março que Gago Coutinho e Sacadura Cabral deram o primeiro passo para a concretização do seu grande sonho – realizar a primeira travessia aérea do oceano Atlântico Sul. Nesse dia, a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia” rumaram de Lisboa tendo como destino final o Rio de Janeiro – Brasil.

O seu sonho foi concretizado após 4527 milhas de voo em 62 horas e 26 minutos, tendo chegado ao seu destino no dia 17 de Junho de 1922.

Tendo como base a aventura destes dois heróis portugueses, propomos que elabores um texto à tua escolha com o mote :  Vou dar “Asas” ao meu sonho.

Dá largas à tua imaginação. Conta-nos o teu sonho e vem passar connosco um dia muito divertido.

Redige um texto que não ultrapasse 2 páginas A4 de acordo com o mote que te lançámos e envia-nos o original. A data limite de envio é 20 de abril.

Os 15 melhores textos serão expostos ao público no Museu de Marinha – Pavilhão das Galeotas. Os 3 melhores textos serão premiados!  O prémio… é surpresa!

Que tal? Vamos participar? 😉

Aproveita a maré  … Esperamos por ti !!!

NORMAS

A 7ª edição do Concurso Literário “Dia da Marinha”,  é aberta a todos os alunos dos 1º ,2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, através das respetivas instituições escolares.

  1. Os textos a apresentar a concurso deverão ser elaborados individualmente.

2. O texto deve cumprir os seguintes requisitos:    – Ser inédito e redigido em português;

    – Deve ser apresentado em formato A4, não podendo ultrapassar as 2 páginas;    – No final do texto deverão constar: o nome, idade, ano de escolaridade do autor e nome da escola.3. Todos os participantes deverão concorrer através da instituição de ensino a que pertencem.

4. Os alunos presentes na cerimónia de entrega de prémios deverão ser acompanhados por um professor/acompanhante da instituição de ensino através da qual participaram.

5. Não podem concorrer familiares dos membros do júri, dos funcionários da Comissão Cultural de Marinha e dos diversos Órgãos de Natureza Cultural que a compõem.

6. Os trabalhos deverão ser enviados:     – Através dos CTT para:       Concurso Literário – Dia da Marinha       Museu de Marinha, Serviço Educativo       Praça do Império, 1400-206 Lisboa;      – Pessoalmente, no Museu de Marinha;

– Por email (formato PDF) para helena.almeida@marinha.pt

7. O prazo limite de envio dos textos será dia 20 de abril.

8. A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública, dia 25 de maio, no Museu de Marinha.

9. Todos os textos que não cumpram as normas estabelecidas, serão excluídos do Concurso.

Para mais informações contactar: 210 977 388/90

TEC.SUP. Helena de Almeida

MARINHA | MM | Chefe do Serviço Educativo e de Mediação Cultural

FACEBOOK/COMISSÃO CULTURAL DE MARINHA

CCM.MARINHA.PT/PT/MUSEU

INSTAGRAM.COM/MUSEUMARINHA

Acessos: 180

Fátima Peixoto