Olimpíadas de Astronomia 2022

Caro(a) Professor(a):

Informamos que se encontram abertas as inscrições para as Olimpíadas de Astronomia 2022. A data limite para inscrições é 31 de março.

As datas-chave para a edição deste ano são: prova eliminatória – 5 de abril nas escolas dos alunos participantes; final nacional – 3 de junho no Planetário do Porto.

Na final nacional serão apurados os representantes para as Olimpíadas Internacionais de 2022 que se realizarão de 12 a 22 de agosto em Kiev, na Ucrânia.Esta é uma oportunidade única para todos os estudantes do ensino secundário apaixonados pela Astronomia conhecerem outros jovens com os mesmos interesses científicos e conhecer de perto astrónomos profissionais, saber como trabalham, quais os seus percursos e áreas de trabalho.Agradecemos a sua colaboração para encorajar os seus alunos interessados em Astronomia a inscreverem-se rapidamente. Toda a informação, incluindo as instruções para a inscrição, está disponível na página da SPA em http://www.sp-astronomia.pt/olimpiadas

Irá, ainda, decorrer uma sessão online de esclarecimento, no dia 19 de fevereiro, sobre as Olimpíadas na qual todos poderão participar livremente e onde poderá ser colocada qualquer questão relacionada com este evento. Esta sessão decorrerá via Zoom, estando o respetivo link disponível na página de internet da SPA.

No sentido de se estudar a possibilidade de estender as Olimpíadas de Astronomia também a alunos do 3º ciclo, estamos a solicitar aos professores nas escolas para que, junto dos seus alunos, verifiquem a recetividade dos mesmos a esta iniciativa, fazendo-nos chegar, através de e-mail, a sua opinião. A extensão das Olimpíadas de Astronomia a alunos do 3º ciclo poderá decorrer já no ano letivo 2022/23, decorrendo a prova em novembro ou dezembro de 2022.

Estamos ao dispor para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Com os melhores cumprimentos

 
Pedro Nuno Gual

SPA – Sociedade Portuguesa de AstronomiaOrganização das Olimpíadas de Astronomia

Acessos: 240

Fátima Peixoto