CONVITE ÀS ESCOLAS | EXPOSIÇÃO “O Silêncio da Terra “

Inauguração da exposição “O Silêncio da Terra: visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo Arquivo Diamang”

A exposição “O Silêncio da Terra: visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo Arquivo Diamang” desdobra-se em dois espaços, a Galeria do Paço e o Museu Nogueira da Silva (Universidade do Minho), e encontra-se patente ao público entre os dias 30 de abril e 11 de setembro.

Na Galeria do Paço a exposição é concebida em termos dialógicos e críticos entre uma seleção do arquivo fotográfico intercetada por um conjunto de obras de artistas plásticos que trabalham questões ligadas às memórias, às narrativas coloniais e pós-coloniais e aos discursos produzidos sobre o colonialismo tardio português e europeu. Estará acessível entre os dias 30 de abril e 30 de junho, de segunda a sexta, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

No Museu Nogueira da Silva coloca-se em diálogo a reprodução integral do Arquivo Fotográfico da Diamang, têm lugar a residência artística de Délio Jasse, intervenções artísticas, um ciclo de cinema, conferências, oficinas pedagógicas, entre outras atividades. Estes eventos acontecem entre os dias 30 de abril e 11 de setembro, também das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Com esta exposição procura-se problematizar o arquivo fotográfico da Companhia de Diamantes de Angola, constituído com o objetivo explícito de documentar a missão civilizacional empreendida na Lunda, entre 1917 e 1974. A mostra corporiza um dos resultados do projeto de investigação “Mapeamento e Sentidos Críticos do Arquivo Fotográfico da Empresa Companhia de Diamantes de Angola (Diamang)”, coordenada por Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho).

Artistas representados: Alida Rodrigues, Ângela Ferreira, Catarina Simão, Délio Jasse, Filipa César, Francisco Vidal, Henrique Neves Lopes, Irineu Destourelles, Kiluanji Kia-Henda, Marilu Námoda, Mónica de Miranda, Nuno Nunes-Ferreira, René Tavares,

Equipa curatorial: Duarte Belo, Fátima Moura Ferreira, Miguel Bandeira Duarte e Patrícia Leal.

Agendamento de visitas escolares: 

Email: sec@mns.uminho.pt 

Telefone: 253 60 12 75

Convite: https://www.youtube.com/watch?v=oSXIkR-k3-o

Museu Nogueira da Silva

Unidade Cultural da UM

Tel:+351.253601275

Av. Central, nº.61

4710-228 BRAGA

sec@mns.uminho.pt

www.mns.uminho.pt

Acessos: 57

Isabel Moutinho