Conferência Ambientar-se: ERA DO LIXO – 22 de novembro, Seide, Famalicão

Conferência Ambientar-se: ERA DO LIXO

22 de novembro de 2025

Centro de Estudos Camilianos, Seide, Vila Nova de Famalicão

A terceira conferência “Ambientar-se” tem como o tema os resíduos sólidos, pretende alertar a população e os decisores para a excessiva produção de lixo, ligada a baixas taxas de separação e reciclagem, mas sobretudo ao consumismo irrefletido da sociedade atual.

Com o título “ERA DO LIXO“, o objetivo principal desta conferência em 2025 é sensibilizar para a necessidade reflexão e mudança no estilo de vida de vida e nas políticas relacionadas com consumo e produção de resíduos, que continuam a aumentar em Portugal e na maior parte dos países do mundo. E o planeta, a vida na Terra, não terá um futuro se não houver mudança.

A conferência, integrada na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), terá lugar no Centro de Estudos Camilianos, no dia 22 de novembro, e no dia 21, incluída no programa, haverá uma visita guiada às instalações do Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Riba de Ave – V.N. Famalicão, da RESINORTE.

Haverá três painéis, que, seguindo o modelo das sessões Ambientar-se, incluirão a exibição de filmes na temática e o debate com os convidados.

Na primeira parte será discutido o tema geral dos resíduos sólidos, com o subtítulo “RESÍDUOS: O LIXO QUE FAZEMOS”, com a exibição a longa-metragem “Lixo Fora de lugar” de Nikolaus Geyrhalter; o painel conta com a presença Marisa Lima, engenheira do Ambiente e diretora de marketing da Resinorte; e Hélder Pereira, jurista e Vereador da Câmara Municipal de Famalicão; a moderação será de Alexandra Fernandes, bióloga e mestre em Ciências e Tecnologias do Ambiente.

Na segunda parte, dois vídeos curtos – “Oceanos de Plástico” (versão curta) e “Upstream: Microplastics in UK rivers“, darão o mote para subtema da poluição pelo plástico: “MICROPLÁSTICOS: A ÁGUA DA VIDA CONTAMINADA”;  os convidados para este tema são Luís R. Vieira, doutorado em Biologia e investigador do CIIMAR; e Pedro Gomes, biólogo, doutorado em Ciências (Biologia) e professor auxiliar no Departamento de Biologia na Universidade do Minho; a moderação estará a cargo da jornalista Inês Pinto.

O último painel será dedicado à redução da produção de resíduos, intitulado: “REDUÇÃO DO CONSUMO: MENOS É MELHOR”; será exibido o vídeo “Lowsumerism – O Consumismo Consciente“, que abrirá a tertúlia/debate com Graça Rojão, doutorada em Sociologia, da CooLabora – Intervenção Social  (Covilhã) e da Rede para o Decrescimento; Joana Costa e Yassine Benderra, microbióloga e osteopata, respetivamente, e mentores do projeto Joyas da Terra no Soajo; Cátia Vilaça, jornalista, fará a moderação deste painel.

organização é conjunta com os parceiros Ambientar-se – o Município de Famalicão através da Equipa do Parque da Devesa e associações locais ligadas ao ambiente: AREA – Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em TransiçãoH2Ave – Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte – Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, contando ainda com a colaboração da AVE – Associação Vimaranense de Ecologia.

Esta edição conta também o apoio da Resinorte e do Centro de Estudos Camilianos.

O Município de Vila Nova de Famalicão disponibiliza, mediante inscrição, transporte gratuito entre a Estação Rodoviária e o Centro de Estudos Camilianos, em Seide, bem como almoço, vegano e inclusivo.

Inscrições no link: https://tinyurl.com/CAmbientarse

Professoras/es e educadoras/es que desejem obter certificado de Ação de Curta Duração (ACD) pelo Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF), deverão aceder à respetiva plataforma https://www.cfaevnf.pt/ e inscrever-se na ação em causa.

Programa e mais informações em: https://www.parquedadevesa.com/_conferencia_ambientar-se_era_do_lixo

Contactos: 252374184 | casadoterritorio@famalicao.pt

Views: 24

Isabel Moutinho