Criado pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia em 2001, este dia tem como objetivo celebrar o rico património linguístico e a diversidade cultural do continente europeu.
No atual contexto sociocultural de grandes mudanças, o PNC propõe às escolas o visionamento da longa-metragem de animação FLEE-A FUGA, de Jonas Poher Rassmussen, um filme em que se ouvem falar diversas línguas: dinamarquês, dari, a língua materna do protagonista afegão, russo (durante a jornada do protagonista) e pequenos trechos de cinejornal em sueco, inglês e francês. Uma homenagem à diversidade linguística e cultural!
Sinopse:
Amin era menor quando chegou à Dinamarca sozinho, vindo do Afeganistão. Hoje, com 36 anos, é um académico de sucesso e está noivo do seu namorado de longa data. Mas esconde um segredo há mais de 20 anos, que começa a ameaçar arruinar a vida que construiu para si. Amin, pela primeira vez, partilha a sua história com um amigo chegado.
Um documentário feito na primeira pessoa, em jeito de entrevista, FLEE – A FUGA alarga os limites do género fílmico, retratando a experiência de um refugiado através da linguagem da animação, para apresentar um comovente livro de memórias.
Disponível para as escolas no streaming do PNC