Segue abaixo o convite/divulgação da conferência Ambientar-se sobre Alterações Climáticas, que decorrerá no próximo dia 16 de novembro na Casa das Artes, e que está certificada com Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
Pedimos colaboração da Direção do Agrupamento na divulgação pelos docentes, e se possível pela restante comunidade escolar, pessoal não docente e alunos a partir dos 14 anos. Em anexo vai o cartaz com o programa.
A inscrição é gratuita mas necessária.
Com os melhores cumprimentos,
MANUELA ARAÚJO
Chefe de Equipa Multidisciplinar
manuelaaraujo@famalicao.pt | +351 252 374184
Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa . Parque da Devesa Management Team
************************************************************************************
Conferência AMBIENTAR-SE
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – UMA CARTA AOS NOSSOS FILHOS
Casa das Artes, 16 de novembro de 2024
No dia 16 de novembro decorrerá a segunda edição da Conferência Ambientar-se, que em 2024 tem como tema um dos assuntos mais prementes deste século, as alterações climáticas.
Embora seja a segunda conferência deste projeto, será no entanto, a 76ª sessão Ambientar-se, sessões que incluem a exibição de filmes ambientais e debate com especialistas e o público.
O objetivo principal desta conferência é sensibilizar para a necessidade de mudança de paradigma no modo de vida e nas políticas económicas que tanto impactam o ambiente, o clima e a vida das gerações presentes e futuras. O público alvo são os jovens e os adultos, pretendendo-se também chegar à comunidade educativa – educadores e professores, sendo a conferência acreditada como Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF). “Uma carta aos nossos filhos” está no título da conferência, inspirado na carta escrita por Stuart Capstick, pois queremos prestar contas mas também dar esperança aos nossos jovens.
No primeiro painel, o subtema é a Energia, com exibição do documentário da RTP “Planeta A – Alterações Climáticas e Energia” (2022, 50 min), seguido de intervenção e debate com representantes da cooperativas elétrica local CEVE e de energia renovável Coopérnico.
O segundo painel, com o subtema da Água, apresenta o documentário “A Crise Mundial da Água” (“Explained: World’s Water Crisis”), 2018, (19 min), da Vox/Netflix, que dará o mote para a conversa com a investigadora Sofia Domingues e com Filipe Araújo da Silva do Conselho de Administração da Águas do Norte.
Para finalizar haverá uma conversa intitulada “Os jovens não são o futuro” com o convidado Pedro Macedo, doutorado em Alterações Climáticas e Diretor do Centro do Clima da Póvoa de Varzim, e que se focará no papel essencial dos jovens no processo de transição.
A organização desta conferência é realizada em conjunto os parceiros Ambientar-se – o Município de Famalicão através da Equipa do Parque da Devesa e associações locais ligadas ao ambiente: AREA – Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em Transição, H2Ave – Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte – Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, contando ainda com a colaboração da AVE – Associação Vimaranense de Ecologia, que dinamiza, desde 2013, as Ecorâmicas – Mostra de Cinema Documental sobre Ambiente e Sociedade (em Guimarães).
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.
Inscrições gerais através do link: https://tinyurl.com/Ambientar-se
Inscrições para professoras/es e educadoras/es e através da plataforma CFAEVNF para certificado ACD (ação de curta duração): https://www.cfaevnf.pt/course/3494
Consulte aqui o programa
Mais informações: 252 374 184 ou parquedadevesa@famalicao.pt
Views: 1