ACD: A coleção de Serralves no Fórum Braga _ exposição de Fernanda-Calhau – razão inversa.

No dia 28 de maio, entre as 10:00 e 17:00, terá lugar, no Fórum Arte Braga, em Famalicão, a ACD: A coleção de Serralves no Fórum Braga _ exposição de Fernanda-Calhau – razão inversa.

Trata-se de uma ação acreditada e a certificação dos docentes está a cargo do Centro de Formação Sá de Miranda (CFSM). A ACD tem a duração de 6 horas e a formadora será a Dra Joana Mendonça.

 


FORMAÇÃO PARA TÉCNICOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL, PROFESSORES E EDUCADORES 

Ação de formação de componente teórica pensada para os agentes de mediação que estarão relacionados com a exposição, incluindo ainda docentes da região e agentes culturais locais ou outros interessados.
Esta ação pretende-se dinâmica, direcionada aos conteúdos da exposição, e relacionada com a experiência prévia de cada um dos participantes, abordando temáticas de interesse transversal à sociedade contemporânea. Assente nos conceitos essenciais destacados pela exposição de Fernando Calhau – como o monocromatismo, o negro e a luz, a simplificação das formas, o conceito de série e a valorização do processo – esta ação provoca nos participantes uma sensação de familiaridade com a exposição, pela metodologia que utiliza. Neste encontro iremos compreender o lado lúcido de Fernando Calhau, e os paralelismos da sua carreira com outros artistas da sua geração, ao mesmo tempo que observamos a sua discreta presença nas grandes exposições. O seu trabalho minimal era característica de um tempo muito específico, e a sua procura pela razão era muitas vezes contrariada pelo carácter intuitivo de outras obras. Iremos debater ainda conceitos essenciais acerca de obra de arte, como nasce um artista, legitimação da arte/artista, formação específica e processos de mediação.

Formadora: 
Joana Mendonça – Licenciada em artes plásticas pela FBAUP, pós-graduada em Gestão Cultural (ULHT, Lisboa), e em Estudos Curatoriais (FBAUL/Gulbenkian), Doutora em Educação Artística pela FBAUP – Porto com a tese The Imaginary Life of a Necessary Museum – Reflections on Art Mediation Practices in Contemporary Art.
Integra o Serviço Educativo do Museu de Serralves desde 2009.

Link para inscrição professores: https://cfsm.pt/course/3234

Link para inscrição mediadores e técnicos: : https://forms.office.com/e/0ESa6euF5Q

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO | SERRALVES

Com base na Exposição: “Fernando Calhau- Razão Inversa

A COLEÇÃO DE SERRALVES NO FORUM ARTE BRAGA 

FORMAÇÃO PARA TÉCNICOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL, PROFESSORES E EDUCADORES
28 de maio de 2024
10h00 às 13h00
14h00 às 17h00

Ana Sofia Vieira

[Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes]

TM: [+351] 96 628 49 05

 

Campo Grande, nº 83 – 1º
1700 – 088 Lisboa

T: [+351] 215 837 627

Views: 30

Isabel Moutinho