Implementação de Dissertação em Escolas UNESCO

Caros Coordenadores

Rede escolas associadas UNESCO

Reencaminho email infra com projeto de dissertação de mestrado a realizar na Universidade de Lisboa a pedido da Drª Silvia Marcondes, e em articulação com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável.

Este mestrado em Educação e Formação: Desenvolvimento Social e Cultural, visa alinhar-se com os ODS da Agenda 2030, com foco especial nos ODS 4,5,10,11,16 e 17.

As escolas que manifestarem interesse nesta colaboração deverão contactar diretamente a Drª Silvia Marcondes Silvia.marcondes@gmail.com

Numa fase inicial este projeto encontra-se direcionado para as escolas do Continente, no entanto, as escolas das Ilhas que pretenderem enviar comentários e reflexões, poderão fazê-lo.

Com os melhores cumprimentos

Fátima Claudino

Técnica Superior | Senior Officer

Setor da Educação | Education Sector

                        

                                     

 

Ministério dos Negócios Estrangeiros  | Comissão Nacional da UNESCO

Ministry of Foreign Affairs | Portuguese National Commission for UNESCO

 

Palácio das Necessidades, Largo das Necessidades

1350-215 Lisboa – PORTUGAL

Tel: (+351) 21 3946623

E-mail: fatima.claudino@mne.pt

Bom dia, Dr.ᵃ Fátima Claudino,

Agradeço imensamente pelo retorno e pelas valiosas informações a respeito do calendário escolar. Com base no solicitado, gostaria de detalhar a proposta para a implementação dos ateliers biográficos. Embora não tenha sido inicialmente delineada exclusivamente para a escola “Brinca e Educa” em Cascais, esta instituição emergiu como uma excelente possibilidade após uma cuidadosa revisão do perfil de escolas particulares associadas. A escola destaca-se não apenas pela sua proposta pedagógica alinhada com os objetivos dos ateliers, mas também pela sua operação contínua ao longo do ano letivo, facilitando a implementação de projetos inovadores no prazo necessário.

**Área Geográfica:** O foco inicial deste projeto será direcionado às escolas no Continente, com especial atenção àquelas que mostram uma maior disposição e interesse em participar de um processo educativo inovador.

**Descrição do Projeto/Trabalho com os Professores:** O projeto “Ateliers Biográficos para Educadores: Caminhos para uma Cultura de Paz” visa engajar os professores numa reflexão sobre as suas trajetórias de vida e prática pedagógica. A metodologia qualitativa dos ateliers biográficos cria um espaço para reflexão e compartilhamento, encorajando os participantes a explorar e narrar as suas histórias de vida, conectando-as com a sua prática educativa e com a visão de paz e cidadania global.

**Implementação dos Ateliers:** A implementação pode incluir no planeamento a integração das atividades no currículo existente e a sua adaptação às necessidades específicas da instituição. É fundamental estabelecer um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que os participantes compartilhem e reflitam sobre as suas experiências de maneira confortável. Os ateliers são concebidos para serem realizados em sessões de uma hora e meia cada, divididos em três principais áreas temáticas. A metodologia adotada nesta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, utilizando os ateliers biográficos como meio para explorar as experiências e perceções dos educadores. Esses ateliers são espaços de reflexão e partilha, onde os participantes são incentivados a explorar e narrar as suas histórias de vida, relacionando-as com a sua prática educativa e visão sobre paz e cidadania global.

**Atelier Biográfico Pessoal** propõe que os educadores reflitam sobre os momentos mais marcantes da sua trajetória de vida e carreira, e como esses momentos influenciaram a sua identidade e prática docente. O objetivo é promover uma maior autoconsciência e compreensão das motivações pessoais que impulsionam a prática pedagógica.

**Atelier Biográfico Social:** Neste atelier, as atividades focam nas relações sociais e no impacto da comunidade na formação docente. Os educadores são encorajados a explorar e representar as diversas influências sociais e comunitárias que moldaram as suas vidas e práticas, destacando a importância das redes de apoio social e do senso de pertencimento comunitário na educação.

**Atelier Biográfico Ambiental:** Este atelier convida os educadores a refletir sobre a sua relação com o meio ambiente e a diversidade cultural. As atividades visam sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade e do respeito à diversidade como pilares para a educação para a paz e a cidadania global.

Com a proximidade do prazo e a importância atribuída a este projeto por ser a aplicação de dissertação de mestrado, tomei a iniciativa de contactar previamente a escola “Brinca e Educa” antes mesmo de visualizar a sua resposta. A presente ação visa assegurar uma implementação ágil no prazo disponível. Conto com o seu apoio nesse processo de aproximação com a Instituição. Se a Dr.ᵃ concordar com a ideia ou solicitar que eu a apoie em outra direção, estarei à sua disposição. Destaco que, embora a proposta não tenha sido originalmente concebida para esta escola especificamente, a análise do perfil de várias instituições a “Brinca e Educa” representa uma oportunidade notável para a aplicação de esse projeto.

Estou inteiramente à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais ou para adaptar a proposta conforme as necessidades específicas da rede de escolas. Aguardo com expectativa sua opinião e estou pronta para fornecer mais detalhes sobre as atividades planeadas, se necessário.

Com os melhores cumprimentos,

Silvia Marcondes Dwyer
Mestranda em Educação e Formação: Desenvolvimento Social e Cultural
Universidade de Lisboa
+55 21 991610994 (Brasil) / +351 912998463 (Portugal)

Visits: 0

Fátima Peixoto