Disponibilização do Recurso pedagógico de Educação para a Cidadania Global “A Maior Flor do Mundo”

Rede das escolas associadas da UNESCO

Reencaminhamos convite infra, enviado pela OEI – Organização de Estados Ibero Americanos, para acederem ao Recurso pedagógico de Educação para a Cidadania Global “A Maior Flor do Mundo”.

Com os melhores cumprimentos

Fátima Claudino

Técnica Superior | Senior Officer

Setor da Educação | Education Sector

                        

                                     

 

Ministério dos Negócios Estrangeiros  | Comissão Nacional da UNESCO

Ministry of Foreign Affairs | Portuguese National Commission for UNESCO

 

Palácio das Necessidades, Largo das Necessidades

1350-215 Lisboa – PORTUGAL

Tel: (+351) 21 3946623

E-mail: fatima.claudino@mne.pt

 

Estimada Dra. Rita Brasil de Brito,

Temos o gosto de levar ao vosso conhecimento que, no âmbito do Programa Ibero-Americano de Direitos Humanos, Democracia e Igualdade da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos), o Escritório de Portugal criou um recurso pedagógico de cidadania global “A Maior Flor do Mundo”, a partir do conto de José Saramago, destinado a crianças até aos 12 anos. Este recurso foi lançado no passado mês de dezembro, no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Mem Martins, com a participação da Direção-Geral de Educação

O recurso pedagógico integra 4 filmes animados (1’) originais nas línguas portuguesa e espanhola, legendados. Estes pequenos filmes pretendem ser uma ferramenta de trabalho informativa, cativante e inspiradora. Cada filme aborda um tema e propõe um desafio. A animação centra-se num personagem especialmente desenvolvido para representar o protagonista, o rapaz da história de Saramago que, entretanto, cresceu e é agora um jovem de 16 anos. Também foi criado um envolvimento espacial onde ele se apresenta e realiza movimentos simples e onde é apresentado algumas infografias. As atividades propostas pretendem apoiar o trabalho de professores, educadores e animadores, num quadro de educação formal e não-formal, na construção de aprendizagens para uma cidadania global comprometida, coerente, solidária e respeitadora dos Direitos Humanos, cruzando as experiências dos alunos e os temas e conteúdos apresentados. Foram preparadas de forma a serem representativas e adequadas para a região ibero-americana.

O Recurso pedagógico está acessível através do Youtube da OEI Portugal e inclui um Guia de apoio ao trabalho de educadores e formadores, que pode ser descarregado aqui.

Na mesma linha referimos também que, por ocasião do 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 25 anos da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago, foi lançada em parceria com a Fundação José Saramago (FJS) uma Página Web e inaugurada uma exposição (disponível para os parceiros interessados).

O objetivo destes diferentes recursos é serem potenciadores e apoio para debates e discussões sobre os Direitos e Deveres Humanos.

Esperamos que estes recursos possam ser úteis para o trabalho que desenvolvem e muito agradecemos apoio na sua divulgação, nomeadamente através da Rede de Escolas Associadas da UNESCO. Estaremos também disponíveis para o desenho de atividades que entendam pertinentes e oportunas, a partir dos mesmos.

Referências:

Programa Ibero-Americano de Direitos Humanos, Democracia e Igualdade

Lançamento do Recurso

Página web Direitos e Deveres

Exposição Direitos e Deveres

Visits: 46

Fátima Peixoto