A Menina de Pedra – Bailado Interativo – ACD creditada- Porto

Caro Educador, Professor,

Em seguimento da inscrição para o Concerto Participado em epígrafe, vimos pelo presente meio informar que estão abertas as inscrições para a formação preparatória do bailado Interativo A MENINA DE PEDRA.

Ação de Curta Duração será creditada para os grupos 100, 110, 250, 610 e grupos M.

A MENINA DE PEDRA

Um Bailado Interativo

Data: 30.11.2023 | Hora: 16h30| Duração: 3 horas

Local: Escola sede do AE Garcia da Orta

Rua de Pinho Leal 220S, 4150-620 Porto

Formador: Miguel Nabais Pernes e Dinis Mendes (biografias em anexo)

Inscrições até 26 de novembro em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0u3wOLSBpnCxmbv6rnQnQ79HFj4z9jkX6Go4qyfxr3xfl-w/viewform?usp=sf_link

 

 

INTRODUÇÃO

A partir de uma das obras encomendadas para trabalho de projeto com a comunidade escolar – A Menina de Pedra – de Jorge Salgueiro, é abordado o tema da inclusão/integração, através da história de uma Menina com paralisia cerebral. Cada um dos andamentos foi escrito para proporcionar intervenção direta da plateia, ou com referências e citações de alguns dos bailados mais marcantes da história da dança. É esta apropriação das diferentes intevenções que motiva a ação prévia ao espetáculo, a somar às propostas de trabalho concreto para a sala de aula, a fim de cumprir o trabalho de projeto aqui proposto. O processo criativo parte de uma comunhão entre a estética e a pedagogia, que se tem mantido através do trabalho de criação artística contemporânea da Foco Musical. Os Concertos Sinfónicos Participados receberam já (in)formalmente mais de 535.000 crianças e profissionais da educação, nos seus mais de 670 espetáculos, desde a sua primeira apresentação pública em 1998 até à data desta proposta. Com esta ação espera-se promover a apropriação das intenções que subjazem a construção desta obra enquanto projeto educativo e partilhar a aferição permanente das suas implicações educativas na população que partilha ou pretende vir a partilhar deste devir, bem como as vivências que catapultam estes impactos. Transversal a diferentes valências e integrador de diferentes domínios do conhecimento como se pretende de qualquer objeto de arte, esta formação tem como alvo não apenas a Educação de Infância, como também o Ensino Básico e o Ensino da Música especializado.

OBJETIVO GERAL – Partilha, reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho no domínio da educação musical com crianças do Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Básico.

OBJETIVO ESPECÍFICO – Estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos-chave para uma educação musical completa, a pretexto da divulgação do bailado A Menina de Pedra.

CONTEÚDOS

Em CONTEXTO TEÓRICO abordar-se-ão os contextos e políticas pedagógicas seguidas pela Foco Musical na construção, nomeadamente, da fábula sinfónica a trabalhar; as mais-valias genéricas, do ponto de vista das aprendizagens significativas, da estratégia da Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como prioritária nos processos de aproximação à música erudita; como se organiza uma orquestra e como se classificam os instrumentos mais comummente utilizados neste tipo de formação.

Em contexto de PRÁTICA SIMULADA, através da exploração da obra trabalhar-se-á a distinção auditiva de contrastes ao nível das propriedades do som: TIMBRE, ALTURA, INTENSIDADE e DURAÇÃO. Essencialmente, a aquisição de competências na distinção estética do caráter de cada peça, através dos jogos que a obra proporciona, é um dos grandes objetivos desta sessão.

 

Para mais informações, por favor, contactem o nosso colega Francisco Lucas Mendes, em Cc, telefone n.º – 939 697 273.

Esperamos por vós. Gratos pela atenção.

Saudações Musicais,

Maria de Abreu Lima

T: +351 21 842 98 00 / +351 939 697 273

Calçada das Lajes, Lote 21, Loja E | 1900-291 Lisboa | Portugal


Views: 68

Isabel Moutinho