Está previsto iniciar, no próximo dia 30 de maio de 2023, a ação de formação PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CONTEXTOS DE PRÉ-ESCOLAR (25 horas).
Solicitamos a melhor divulgação da mesma, a qual, desde já agradecemos.
Se está interessado/a faça a sua inscrição aqui https://forms.gle/SB8rgcso2DKfANGg7 Curso de Formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo: CCPFC/ACC-119915/23) Regime de Frequência: e-Learning (Plataformas Zoom e Moodle) Destinatários: Educadores/as de Infância, Professores/as de Língua Gestual Portuguesa e de Educação Especial Releva na DCP (Dimensão Científico Pedagógica): Sim – GR 100, 360, 910, 920, 930 Formador/a: Dídia Lourenço
Conteúdos:
1- Enquadramento Legal da Educação Inclusiva, Pré-Escolar e Intervenção Precoce; (Decreto-Lei 54/2018; Lei 116/2019; Lei 5/1997 e OCEPE; e Decreto-Lei 281/2009);
• Conceitos, definições e princípios do novo paradigma de Educação Inclusiva. Mudanças estruturantes e os seus impactos a nível organizacional e pedagógico; 2 – A intervenção precoce na infância e a sua relevância na promoção do desenvolvimento; • Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento (neuroplasticidade/período crítico/neurónios e sinapses); • Perspetiva biológica e sistémica do desenvolvimento (interação dinâmica e contínua entre o biológico e a experiência); • Neurodesenvolvimento infantil – típico/atípico (0-6 anos); 3 – As principais perturbações do neurodesenvolvimento; •Avaliação e intervenção pedagógica 4 – Fundamentos e princípios da pedagogia de infância e suas implicações nas práticas educativas inclusivas; • O planeamento e a avaliação em ambientes inclusivos do pré-escolar; • A ecologia da sala do pré-escolar e participação da criança com desenvolvimento atípico; • Intervenções em contextos naturais e baseadas nas rotinas; • Barreiras à aprendizagem e à inclusão e a operacionalização de medidas no pré-escolar; • Construção e adaptação de materiais/recursos lúdicos/didáticos. 5 – Consultoria colaborativa em contextos de pré-escolar (famílias/educadores de infância) e Processos de transição facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar/1º ciclo); • Definição e desenvolvimento de objetivos e orientações comuns; • Transição do meio familiar, ou da creche, para o jardim de infância; • Transição do jardim de infância para a escolaridade obrigatória.Calendarização
30 de maio ———– 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona)
01 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona) 06 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona) 08 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona) 13 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona) 15 de junho ———- 17h30 – 20h30 (síncrona) + 20h30 – 22h30 (assíncrona) |
Valor da formação: Sócios da Pró-Inclusão (40€); Não Sócios (70€) Pagamento através de transferência bancária: IBAN – PT50 0036 0106 9910 0042 3297 4 ou através de MBWAY para o contacto da Pró-Inclusão +351 964 502 105
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS E INSCRIÇÕES em:https://cfpinandee.weebly.com/destaquesformacao.html Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada. Atenciosamente, A Equipa de Assessoria Técnico Pedagógica da Pró-Inclusão
Views: 80