DIVULGAÇÃO PARTICIPAÇÃO SEMANA DA CIENCIA E TECNOLOGIA 2022

ciencia_viva_jusgov_2022_22_11

ciencia_viva_jusgov_2022_25_11

O Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) da Escola de Direito da Universidade do Minho vai participar, mais uma vez, na Semana da Ciência e Tecnologia.

Na edição de 2022, o JusGov oferece várias atividades, que incluem as duas indicadas abaixo, que se realizarão online e que têm como público-alvo os estudantes do ensino secundário.

Caso entendam que os alunos da v/Escola devem participar, pedimos o favor de nos informarem, para viabilizar a disponibilidade do acesso.

1.    À conversa sobre a investigação em Justiça e Governação (22 de novembro, às 15h, duração: 1h30 – online)

A atividade proposta corresponde a uma ação de divulgação da atividade de investigação realizada no JusGov, tendo como destinatários-alvo o público em geral e os estudantes universitários e do secundário em particular.

Dando a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelos investigadores do JusGov e realçando o contributo para o avanço do conhecimento, a relevância prática para os decisores políticos, profissionais do foro, empresas, etc., procura-se demonstrar o relevante papel do Direito para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, como aqueles identificados na Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030, em particular, a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a concretização da igualdade de género, o fomento do acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Concomitantemente, pretende-se contribuir para a iniciação científica de novos investigadores.

O formato da atividade proposta favorece a aproximação do público em geral e dos estudantes dos ensinos secundário e universitário, evidenciando a importância da investigação interdisciplinar.

Esta conversa terá início com a apresentação do JusGov e dos seus grupos de investigação e da Escola de Investigadores. Em seguida, será apresentado o projeto «InclusiveCourts», que foi concluído recentemente e a título de exemplo da atividade do JusGov.

Contando com a participação da investigadora responsável do referido projeto, bem como com a presença de investigadoras juniores daquele, fomentar-se-á a interação com o público, prevendo-se, designadamente, a possibilidade de o público colocar questões aos intervenientes.

Para mais informações: http://bit.ly/3O2ac8V

2.    Slowfashionistas – Less is cool (25 de novembro, às 11h30, duração: 50 minutos – online)

Os jovens de hoje cresceram numa cultura consumista, em que a felicidade é identificada com a posse de bens materiais. Estudos empíricos mostram, todavia, que padrões de consumo mais minimalistas não só favorecem o ambiente, mas o próprio bem-estar e a realização pessoal de cada um. Neste workshop interativo será explicado o motivo pelo qual devemos repensar a forma como consumimos e as formas como o podemos fazer todos os dias. Este workshop será dinamizado pela investigadora Marta Santos Silva, especializada neste domínio. O público-alvo desta atividade são os estudantes do ensino secundário e estudantes do 1.º ano de várias licenciaturas (Direito, Gestão, Marketing, entre outras).

Para mais informações: http://bit.ly/3g4tEVX

Estamos disponíveis para prestar os esclarecimentos que entendam necessário.

Com os melhores cumprimentos,

Maria Miguel Carvalho

_______________________________________

Professora Associada | Associate Professor

Diretora do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) | Director of Research Centre for Justice and Governance  (JusGov)

Investigadora do E.TEC (Estado, Empresa e Tecnologia), grupo do JusGov| E.TEC Researcher (State, Enterprise and Technology), research group within JusGov

Doutora em Direito | PhD in Law

Escola de Direito | School of LawUniversidade do Minho | University of MinhoCampus de Gualtar |   4710-057 Braga | PortugalTel. 00351 253 601 820 | Fax  00351 253 601 809

www.direito.uminho.pt

Acessos: 23

Isabel Moutinho