FORMAÇÃO ACREDITADA PARA PROFESSORES SOBRE DIREITOS HUMANOS

A Oikos vai dinamizar, no âmbito do projeto Humaniz(Arte), uma formação acreditada dirigida a professores de todos os Ciclos de Ensino sobre a temática “Direitos Humanos”.

O Curso de Formação “Cidadania e Desenvolvimento: o domínio dos Direitos Humanos na Escola” tem a duração total de 25h e será dinamizado online. Está prevista a realização de 8 sessões, com início a 27.06.2022 e fim a 20.07.2022. No entanto, com o objetivo de se adequar os dias e horários da formação à disponibilidade dos formandos, o cronograma definitivo será validado com os formandos na 1ª sessão de formação.

Os principais objetivos desta formação são:

§  Refletir sobre os conceitos de Cidadania e de Educação para a Cidadania à luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), de referentes teóricos e das conceções e práticas dos “Direitos Humanos” aplicáveis à prática docente, potenciadores do desenvolvimento de iniciativas autónomas no âmbito da defesa e promoção dos Direitos Humanos, em contexto escolar;

§  Promover a utilização de metodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem “whole school approach”, inter, multi e transdisciplinar.

Esta formação é implementada em parceria com o Centro de formação Sá de Miranda (Braga), parceiro formal do projeto Humaniz(Arte). Será dinamizada pela Formadora La Salete Coelho, Mestre em História da Educação e Mestre em Economia Social, com o Título de Especialista na área da Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação, Coordenadora da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, com vasta experiência enquanto formadora de professores/as no domínio da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.

A formação é gratuita e as inscrições já estão abertas.

Para mais informações e realização da inscrição, aceda à página online do Centro de Formação Sá de Miranda https://www.cfsm.pt/course/998.

Com os melhores cumprimentos,

O projeto Humaniz(Arte) é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s – Active Citizens Fund/EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.

Views: 141

Isabel Moutinho