Divulgação DiscoverEU

O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, vem pelo presente solicitar a sua colaboração na divulgação da oportunidade para jovens abaixo descrita

O que é o DiscoverEU?

A DiscoverEU oferece aos jovens de 18 anos residentes na União Europeia ou num dos países terceiros associados ao Programa Erasmus+, a Islândia, o Listenstaine, a Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia e a Turquia, a oportunidade de participarem numa experiência de viagem que lhes permitirá explorar a diversidade da Europa, conhecer o seu património cultural e história e conhecer pessoas de todo o continente. Além disso, a DiscoverEU dá aos jovens a oportunidade de desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como independência, confiança e abertura a outras culturas.

DiscoverEU é uma ação do Programa Erasmus+ que te dá a oportunidade de descobrir a Europa através de experiências de aprendizagem. A viagem por toda a Europa, acontece sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas). Podes candidatar-te nas duas fases de candidatura que decorrem todos os anos. Os candidatos que forem selecionados recebem um passe de viagem.

NOVIDADE! A partir da primeira fase de candidaturas de 2022, os candidatos selecionados receberão um cartão de desconto DiscoverEU com descontos em visitas culturais, atividades de aprendizagem, desportos, transportes locais, alojamento, alimentação, etc.

Quando abrem as candidaturas?

As candidaturas decorrerá entre 7 de abril de 2022, às 12:00, e 21 de abril de 2022, 12:00 (hora da Europa Central). No Dia D, aparecerá um botão nesta página no qual poderás clicar para enviares a tua candidatura.

 

Quem pode e o que precisa para se candidatar?

  • Todos os jovens que tenham nascido entre 1 de julho de 2003 (inclusive) e 30 de junho de 2004 (inclusive);
  • preencher o número correto do cartão de cidadão, passaporte ou cartão de residência legal no formulário de candidatura em linha;
  • ser legalmente residente* num dos seguintes países no momento da decisão de seleção:

          –  um dos Estados-Membros da União Europeia, incluindo países e territórios ultramarinos (PTU) ou          –  um dos países terceiros associados ao Programa Erasmus+: Islândia, Listenstaine, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia.

·         responder a um questionário (exceto se a candidatura for na qualidade de membro de um grupo).

Os selecionados, podes fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023.

Os jovens com alguma deficiência ou um problema de saúde que possa dificultar a viagem, receberão assistência e apoio para participar na ação. Mais informações em lista de perguntas frequentes.

É possível viajar com amigos?

Sim, a viagem pode acontecer no individual ou em grupo com o máximo de quatro amigos, desde que estes satisfaçam os critérios de elegibilidade acima indicados.

Mais informações perguntas frequentes .

 

Os selecionados, serão contactados pela agência nacional Erasmus+, que darão todo o apoio, através da organização de reuniões e encontros entre os viajantes antes da partida.

 

Mais informações em: https://europa.eu/youth/discovereu/faq_en

«Tens um mundo está à tua espera. Parte à aventura com a tua mochila e o teu melhor amigo.»

Com os melhores cumprimentos,

ANA NOVAIS

ananovais@famalicao.pt | +351 252 320 900 | +351 252314582

Casa da Juventude / Pelouro da Juventude . Youth House/Youth Department

 

image001

 

Acessos: 26

Isabel Moutinho