Divulgação/Convite – Visita ao Território “Das obras de encanamento do rio Este à criação de um percurso natural e ecológico” – 5 março (Casa do Território – V.N. de Famalicão).

Visita ao território / Passeio comentado │Das obras de encanamento do rio Este à criação de um percurso natural e ecológico

No contexto da programação paralela associada à Exposição “Naturalmente Famalicão – Cronologia de uma paisagem” vamos realizar a primeira visita ao território dedicada a esta temática, no dia 5 de março (sábado), com saída, em autocarro, às 14h30.

 

“O novo canal do Este, a par com a irrigação, teve um profundo impacto na paisagem e na economia, testemunho de que um bom projeto e a gestão sustentada da água, contribuíram para a melhoria das condições de vida dos beneficiários da rega e para o desenvolvimento económico deste território” (Luzia Silva).

Nesta visita ao território vamos conhecer a importância deste projeto, as suas singularidades, o processo histórico do seu desenvolvimento e o forte impacto que teve na paisagem, na economia e na sociedade.

Por outro lado, muito mais recentemente, realizaram-se trabalhos de requalificação das margens dos rios Guisande e Este, tendo sido criado o primeiro percurso natural e ecológico nas margens destes rios, permitindo usufruir, ao longo de 5 km, de um caminho ribeirinho com um património natural e ambiental de grande beleza.

Vamos, também, conhecer esta intervenção realizada no âmbito do projeto “Os nossos rios”.

 

Com a orientação de:

. Luzia Silva (obras de encanamento);

. Pedro Teiga (requalificação das margens ribeirinhas);

. Vasco Cruz (coordenador científico da Exposição)

               

 

Itinerário:

14h15 – Concentração dos participantes na Casa do Território (Parque da Devesa)

14h30 – Partida do autocarro

14h45 – Chegada à ENGENHO- Associação Local do Vale do Este, visita e apresentação pública da obra “O Encanamento do Rio Este e o Regadio das Veigas de Nine nos Séculos XVIII e XIX”, de Luzia Silva.

15h45 – Saída e passagem pelos locais:

        . Açude do Romão em Nine

        . Açude de Coura em Nine

        . Ponte da Veiga no Louro

        . Ponte de S. Veríssimo, passando depois pela ponte em Hortais

17h30 – Fim da Visita. Regresso ao Parque da Devesa

Inscrições obrigatórias através do mail: casadoterritorio@famalicao.pt (até 3 março, sujeitas a confirmação de acordo com lotação do autocarro).

Acessos: 19

Fátima Peixoto