Visita ao território / Passeio comentado │Das obras de encanamento do rio Este à criação de um percurso natural e ecológico
No contexto da programação paralela associada à Exposição “Naturalmente Famalicão – Cronologia de uma paisagem” vamos realizar a primeira visita ao território dedicada a esta temática, no dia 5 de março (sábado), com saída, em autocarro, às 14h30.
“O novo canal do Este, a par com a irrigação, teve um profundo impacto na paisagem e na economia, testemunho de que um bom projeto e a gestão sustentada da água, contribuíram para a melhoria das condições de vida dos beneficiários da rega e para o desenvolvimento económico deste território” (Luzia Silva).
Nesta visita ao território vamos conhecer a importância deste projeto, as suas singularidades, o processo histórico do seu desenvolvimento e o forte impacto que teve na paisagem, na economia e na sociedade.
Por outro lado, muito mais recentemente, realizaram-se trabalhos de requalificação das margens dos rios Guisande e Este, tendo sido criado o primeiro percurso natural e ecológico nas margens destes rios, permitindo usufruir, ao longo de 5 km, de um caminho ribeirinho com um património natural e ambiental de grande beleza.
Vamos, também, conhecer esta intervenção realizada no âmbito do projeto “Os nossos rios”.
Com a orientação de:
. Luzia Silva (obras de encanamento);
. Pedro Teiga (requalificação das margens ribeirinhas);
. Vasco Cruz (coordenador científico da Exposição)
Itinerário:
14h15 – Concentração dos participantes na Casa do Território (Parque da Devesa)
14h30 – Partida do autocarro
14h45 – Chegada à ENGENHO- Associação Local do Vale do Este, visita e apresentação pública da obra “O Encanamento do Rio Este e o Regadio das Veigas de Nine nos Séculos XVIII e XIX”, de Luzia Silva.
15h45 – Saída e passagem pelos locais:
. Açude do Romão em Nine
. Açude de Coura em Nine
. Ponte da Veiga no Louro
. Ponte de S. Veríssimo, passando depois pela ponte em Hortais
17h30 – Fim da Visita. Regresso ao Parque da Devesa
Inscrições obrigatórias através do mail: casadoterritorio@famalicao.pt (até 3 março, sujeitas a confirmação de acordo com lotação do autocarro).
Views: 20