Adesão à Rede de Escolas contra a Corrupção

Rede_Escolas_contra_Corrupção

Caros/as Senhores/as Diretores/as,

Caros/as Coordenadores/as dos Projetos Educativos do CPC,

iniciou-se recentemente um novo ano letivo que esperamos menos conturbado, mas em que subsiste ainda nas escolas a marca dos turnos duplos limitadores dos contactos entre turmas, dos grupos de alunos e de docentes retidos em quarentenas ou do trabalho de recuperação de aprendizagens das crianças e dos jovens que foram sujeitos a longos meses de confinamento.
As vivências recentes e as incertezas ainda presentes no nosso quotidiano levaram o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) a articular os seus projetos educativos de modo a simplificar a intervenção das escolas, ajustando o seu envolvimento às circunstâncias atuais. É neste contexto que vos convidamos a inscreverem-se na Rede de Escolas contra a Corrupção (REcC), anunciada no passado dia 9 de dezembro de 2020.

As atividades desenvolvidas por cada membro desta Rede são agora reunidas num único Projeto que se vai desenrolando ao longo do ano, entre novembro e maio, de acordo com o ritmo e os interesses de cada escola/membro, sendo as iniciativas ligadas a projetos como o Mais Vale Prevenir ou o Concurso Imagens contra a Corrupção englobadas agora no plano de intervenção da REcC. Na mesma linha, haverá apenas um único prémio anual (1500 euros), atribuído ao membro que for escolhido pelo Júri nacional em função do desempenho e das evidências do percurso realizado ao longo dos meses de desenvolvimento do seu projeto.

A proposta de adesão à Rede realiza-se através da aceitação dos termos do Acordo em anexo, que deverá ser devidamente assinado e devolvido para recc.cpc@tcontas.pt , até ao próximo dia 12 de novembro. A criação do site, blogue ou canal no Youtube, dedicado à Rede de Escolas Contra a Corrupção, será o espaço onde cada membro publicará as evidências relativas às iniciativas e às diferentes intervenções realizadas, devendo o link de acesso ser enviado para o endereço acima indicado, até ao fim do mês de novembro.

Contamos com a vossa habitual colaboração e envolvimento na preparação de gerações mais conscientes dos malefícios da corrupção, que elejam a integridade, a transparência e a responsabilidade como valores a defender.

Ficamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Conselho de Prevenção da Corrupção

filomenamariacravo@tcontas.pt

Av. Da República, 65 | 1050-189 Lisboa

Tel. 351 217945298 | 968067076

 HORIZ_POSITIVO_policromo_RGB_300dpi

 

Acessos: 57

Fátima Peixoto