Nota de Abertura
Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência
Descobrir as relações sociais e conviver em grupo constituem aspetos essenciais do quotidiano da escola e da vida das crianças e jovens. Às relações presenciais, acrescentamos, cada vez mais, a necessidade de navegar nas redes e partir à aventura da distância.
Sabemos que toda a aventura é uma oportunidade para aprender, criar laços e aproveitar o espaço por descobrir.
No entanto, em ambas as situações existem aspetos para os quais temos de estar atentos e informados, pois, nas relações sociais os grupos dominantes, criam padrões de aceitação que excluem alguns e a aventura online pode levar a conhecer alguém que não é exatamente quem julgamos ser ou servir para criar ameaças ou propagar inverdades.
|
|
Artigo de Opinião
Educação e resiliência: uma tarefa de toda a comunidade
Pedro Calado – Fundação Calouste Gulbenkian
Do trabalho em contextos educativos, sobretudo de grande vulnerabilidade, guardam-se histórias que nos recordam que não há alunos que não sejam a expressão do lugar onde vivem, pelo que, para continuarmos a superar metas cada vez mais ambiciosas de promoção do sucesso, precisamos de fomentar, de forma colaborativa, a resiliência de indivíduos, famílias e comunidades.
|
|
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
|
|
|
No dia 20 de outubro – Dia Mundial de Combate ao Bullying -, pelas 18 horas, assista ao lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” – ano letivo 2020/21.
|
|
|
A divulgação do alargamento dos Clubes Ciência Viva na Escola a todos os agrupamentos e escolas não agrupadas do país decorrerá no dia 20 de outubro e terá transmissão em streaming.
|
|
|
Irá ter lugar, no dia 27 de outubro, o evento online intitulado “Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas”.
|
|
|
O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia, dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital nas escolas.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação promove a 15.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. O registo pode ser efetuado aqui.
|
|
|
Assinalando o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, a Sair da Casca – sustainability intelligence in action, enquanto promotor de Educação para a Sustentabilidade, realiza o webinar “Emergência Climática”.
|
|
|
A UBBU, antiga Academia de Código Júnior, é uma plataforma digital desenhada para ensinar programação a crianças dos 6 aos 12 anos. A inscrição pode ser efetuada no site da iniciativa.
|
|
|
A (DGE), em parceria com os Global Shapers, vai realizar, no próximo dia 20 de outubro, entre as 17:30h e as 18:30h um webinar com o tema “Migrações, Refugiados e Direitos das Mulheres”.
|
|
|
No próximo dia 23 de outubro, a DGE dinamizará o “Dia da Programação e Robótica”, como forma de celebrar a «Code Week 2021» – Semana Europeia da Programação.
|
|
|
A OEI e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional lançaram, em 20/9/2021, a I Edição do Prémio Ibero-americano de inovação educacional.
|
|
|
O Apps for Good convida os alunos e professores, do 5.º ao 12.º anos de escolaridade, a participar na sua 8.ª edição com projetos que deem resposta a problemas concretos do quotidiano, integrando soluções tecnológicas inovadoras.
|
|
|
No âmbito do plano integrado para a recuperação das aprendizagens, realizaram-se, nos dias 27, 28 e 29 de setembro (entre as 9h00 e as 13h00, totalizando 12h de formação) as Jornadas 21|23 Escola+.
|
|
|
No dia 19 de outubro de 2021 e, por resolução da Assembleia da República, foram concedidas Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, para homenagear e perpetuar a sua memória.
|
|
|
A DGE recebeu, no dia 1 de outubro, os Assistentes de língua francesa na Reunião de Acolhimento e Informação, que marcou o início do Programa de Assistentes de Francês 2021/2022 em Portugal.
|
|
|
Em setembro, iniciou-se o projeto Partnerships For Science Education (PAFSE) que foi aceite para financiamento pela Comissão Europeia, no âmbito do programa H2020 (“Science with and for Society”).
|
|
|
No dia 8 de setembro de 2021, entre as 15h00 e as 16h00, foi oficialmente apresentado e aberto o LEME – Literacia e Educação Mediática Em linha ( leme.gov.pt).
|
|
|
Encontra-se disponível para consulta e download o eBook “Repensar as TIC na educação – O professor como agente transformador”.
|
|
|
O guia pretende continuar a dar resposta às necessidades das escolas na organização das visitas ao terreno e na promoção de outras experiências formativas.
|
|
|
A Comissão Europeia publicou o relatório Early childhood education and care and the Covid-19 pandemic – Understanding and managing the impact of the crisis on the sector.
|
|
|
O Desporto Escolar divulgou o Regulamento de Provas e Competições do Desporto Escolar (RPC) 2021-2022, que se aplica a todas as competições realizadas no âmbito do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025 (PEDE).
|
|
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pela maestrina Rita Castro Blanco, levou a cabo a primeira apresentação do Ciclo Causas em Família, O Jogo das Diferenças [Igualdade de Género], unindo a música e o teatro na promoção e debate de compromissos em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inscritos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. Esta apresentação que decorreu no Auditório Augusto Cabrita, Barreiro, a 17 de setembro, proporcionou aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, o acesso à cultura musical procurando sensibilizar os gostos e assim contribuir para a valorização das competências artístico-musicais.
|
|
Premiamos o melhor, destacamos o excelente. Aprendemos desde pequenos que quem merece reconhecimento é o melhor desportista, o melhor cidadão, o melhor aluno. Mas… e se, ao contrário de distinguirmos quem está no topo da montanha, começássemos por destacar quem se está a esforçar para a escalar?
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
JORNADAS 21|23 ESCOLA +
Sessão de Abertura Plenária 1 Plenária 2 Plenária 3
Sessão Paralelas
|
|
|
Boas Práticas em Educação – desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em “Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim” no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|