No dia 2 de agosto de 2021 o nosso Agrupamento candidatou-se à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953, e que conta com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados por 182 Estados-membros, sendo 133 em Portugal e mais de uma dezena em processo de adesão.
“A Rede de escolas associadas da UNESCO trabalha em prol de três (3) grandes áreas:
- a cidadania global e uma cultura de paz e não violência;
- desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis;
- aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património.”
Estas escolas comprometem-se: a tomar parte nas iniciativas da UNESCO, projetos emblemáticos, campanhas, concursos e a testar materiais e projetos pedagógicos; a reforçar a cooperação entre as escolas, participando em parcerias e na partilha de experiências e competências; a promover e partilhar os ideais/ objetivos da UNESCO, desenvolvendo e aplicando projetos piloto destinados a preparar crianças e jovens para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo.
Esta candidatura ao projeto Rede de Escolas Associadas UNESCO, é coordenado a nível nacional pela dra Fátima Claudino, a quem foi endereçado o convite para se deslocar à nossa escola em finais de outubro.
Saliento que alguns domínios de cidadania e Desenvolvimento (Direitos Humanos, Interculturalidade, Igualdade de género, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental) e do PAE da autarquia para 2020-2021, assim como alguns projetos se enquadram muito bem nos ideais da UNESCO, por isso remeto o convite a todas as áreas disciplinares, sobretudo de 2º e 3º ciclo, para amanhã nos CT de articulação se lembrarem de participar com ideias/ DAC…
Atenção: Se alguém tiver horas disponíveis no seu horário e quiser fazer parte da equipa – projeto de candidatura à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, o 1º passo de preenchimento e envio do formulário já foi dado, conjuntamente com a professora Elisa – , poderá contactar-me por email ou pessoalmente.
Votos de um feliz e excelente ano para toda a comunidade educativa.
Cumprimentos,
M. Fátima Oliveira
Pilares Delors para a educação:
“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se
à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão
dalgum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto
é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio
envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas
as actividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três
precedentes.”
In Educação – Um Tesouro a Descobrir Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI
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