Pedido de Colaboração | Inquérito do Projeto “Conhecer para Proteger”

Boa tarde,

Esperamos que se encontrem bem.

O projeto “Conhecer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI” surgiu no âmbito dos serviços prestados pela Casa Qui de apoio às entidades locais na área da Educação, da Proteção de Crianças e Jovens e do Desporto e Juventude, mas também com o objetivo adicional de complemento ao seu trabalho de Formação de Públicos Estratégicos.

Este projeto prevê a execução, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), de três atividades.

Plataforma Online  

Plataforma Online para Partilha de Recursos, Apoio e Consultoria no âmbito da Educação e da Proteção de Crianças e Jovens é um local seguro e privado, de acesso continuado, que permite a partilha e consulta de documentos, a criação de tópicos para debate, produção de inquéritos e outras ferramentas de intercâmbio de informação e prestação de apoio/consultoria. O lançamento desta plataforma ocorreu no dia 27 de Novembro de 2020, cuja gravação poderá assistir através da seguinte hiperligação: https://youtu.be/QQfAG5yAKM0. Para se inscrever nesta plataforma, poderá preencher o formulário de pedido de adesão.

 

Guião de Boas Práticas  

O Guião de Boas Práticas, que pretendemos que constitua o documento mais completo sobre a infância e juventude LGBTI elaborado até à data em Portugal, permitirá tornar acessível informação científica, estruturada, completa e atualizada sobre crianças e jovens LGBTI para suporte às ações de prevenção e intervenção dos agentes locais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens/Infância e Juventude e servir, adicionalmente, como material de suporte às ações de sensibilização e de formação sobre estes temas, em projetos complementares da Casa Qui ou de outras entidades.

 

Inquérito  

Propõe-se a execução e divulgação de um Inquérito que permitirá aumentar a capacitação da equipa do projeto e do Gabinete de Apoio à Vítima para Juventude LGBTI com conhecimento extra sobre experiências, situações típicas/possíveis e boas práticas na área de intervenção e, dessa forma, complementar e alimentar o apoio prestado via Plataforma e o conteúdo do Guião de Boas Práticas. Em particular, o Inquérito, através de duas versões diferentes desenvolvidas pela equipa técnica do projeto com a consultoria do Professor Doutor Jorge Gato (Centro de Psicologia da Universidade do Porto), pretende dar voz às pessoas envolvidas diretamente no âmbito do projeto e seus subtemas, ao auscultar-se não só a população LGBTI, assim como os/as técnicos/as de intervenção ou profissionais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens.

Versão para Profissionais e Pessoas Voluntárias | www.casa-qui.pt/inqpro

Esta versão tem como objetivo, junto de profissionais ou pessoas voluntárias que trabalham com crianças e jovens, recolher situações que tenham surgido na sua prática profissional relacionadas com o tema da Orientação Sexual, Identidade de Género, Expressão de Género ou Características Sexuais.

A participação neste Inquérito tem um carácter voluntário e não envolve remuneração, podendo a pessoa desistir a qualquer momento. Tem o direito também de determinar que sejam eliminados os dados que já tenham sido fornecidos, no prazo de duas semanas. A participação tem a duração no mínimo de 20 minutos e consiste em responder a um conjunto de perguntas. A equipa responsável pelo projeto garantirá a confidencialidade dos dados recolhidos. Apenas os elementos da equipa terão acesso aos mesmos.

Vimos então por este meio solicitar a vossa participação no inquérito através do preenchimento da versão para profissionais e pessoas voluntárias que trabalham com crianças e jovens.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento que seja necessário.

Agradecemos, desde já, toda a atenção e disponibilidade.

Votos de muita saúde,

Com os melhores cumprimentos,


Sara Silva | Psicóloga Clínica

T: +351 96 008 11 11
M: Casa da Cidadania do Lumiar, Largo das Conchas 1, 1750-155 Lisboa

Acessos: 65

Isabel Moutinho