EPIS – APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE ESTUDO “INCLUSÃO OU DISCRIMINAÇÃO: SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS COM ORIGEM IMIGRANTE”

As conclusões do estudo que será apresentado a 15 de Abril, no âmbito da “Agenda de Investigação EPIS” são um contributo importante para se entender melhor a forma de combatermos o insucesso escolar dos alunos de origens imigrantes, que são uma parcela bastante relevante do insucesso escolar em Portugal, concentrada em regiões muito bem identificadas neste trabalho – áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, distritos de Setúbal e Faro, por exemplo.

Em particular, este estudo aborda um tema relevante e inquietante, que é a segregação entre alunos nativos e de origens imigrantes ao nível de alguns concelhos e escolas. O que é interessante neste problema é que ele se pode resolver “apenas” pela organização das escolas e das turmas, isto é, com liderança nas escolas, e não consome recursos humanos nem financeiros.

Por outro lado, a questão do insucesso escolar dos alunos de origens imigrantes e as “bolsas de segregação” que se verificam em regiões específicas do país não são um problema só para o Ministério da Educação e para as escolas mais afetadas. Esta questão constitui um dos maiores desafios atuais para as autarquias e comunidades locais, pois a sua sustentabilidade futura depende do capital humano que se potencie através da educação e formação de todos os jovens, em particular os de origens imigrantes, ainda mais dependentes dos sistemas públicos de promoção da inclusão social. Neste sentido, a apresentação deste estudo é particularmente importante para Diretores de Escola e para Autarcas, em especial aqueles que pertencem a regiões como as referidas, mas também para Cidadãos comprometidos com as questões que impactam as comunidades locais e a sociedade em geral.

Em nome da equipa da EPIS e dos autores deste estudo, reitero o convite para marcarem presença na apresentação de 15 de Abril, pelas 15:00, em Zoom – ver a parte de baixo deste e-mail por favor.Poderão realizar a inscrição no link: https://forms.gle/Ver6z4Zf8C4wnYV69 .

Melhores cumprimentos,

Andreia Jaqueta Ferreira

“INCLUSÃO OU DISCRIMINAÇÃO: SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS COM ORIGEM IMIGRANTE”
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Apresentação Pública de Estudo, 15 de abril, 15 horas

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Nova SBE e o centro de investigação CICS.NOVA, realizará no próximo dia 15 de Abril, pelas 15 horas, em Zoom, uma apresentação pública do estudo “Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante”, desenvolvido por uma equipa constituída pelos Professores Doutores Sílvia de Almeida (CICS.NOVA) e Luís Catela Nunes (Nova SBE).

No painel de discussão, contaremos com as seguintes participações: Professor Doutor David Justino, do CICS.NOVA, Professor Doutor Pedro Martins, da University of London e Presidente do Conselho Científico da EPIS, Professora Doutora Luísa Loura, da Universidade de Ciências de Lisboa e Diretora do Pordata, Dr. Pedro Calado, da Fundação Calouste Gulbenkian e ex-Alto Comissário para as Migrações, e Dr.ª Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

A sessão será encerrada pela Presidente da Direção da EPIS, Dr.ª Leonor Beleza, e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor Doutor João Costa.

Poderá realizar a sua inscrição no link: https://forms.gle/Ver6z4Zf8C4wnYV69 .

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Fátima Peixoto