As conclusões do estudo que será apresentado a 15 de Abril, no âmbito da “Agenda de Investigação EPIS” são um contributo importante para se entender melhor a forma de combatermos o insucesso escolar dos alunos de origens imigrantes, que são uma parcela bastante relevante do insucesso escolar em Portugal, concentrada em regiões muito bem identificadas neste trabalho – áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, distritos de Setúbal e Faro, por exemplo.
Em particular, este estudo aborda um tema relevante e inquietante, que é a segregação entre alunos nativos e de origens imigrantes ao nível de alguns concelhos e escolas. O que é interessante neste problema é que ele se pode resolver “apenas” pela organização das escolas e das turmas, isto é, com liderança nas escolas, e não consome recursos humanos nem financeiros.
Por outro lado, a questão do insucesso escolar dos alunos de origens imigrantes e as “bolsas de segregação” que se verificam em regiões específicas do país não são um problema só para o Ministério da Educação e para as escolas mais afetadas. Esta questão constitui um dos maiores desafios atuais para as autarquias e comunidades locais, pois a sua sustentabilidade futura depende do capital humano que se potencie através da educação e formação de todos os jovens, em particular os de origens imigrantes, ainda mais dependentes dos sistemas públicos de promoção da inclusão social. Neste sentido, a apresentação deste estudo é particularmente importante para Diretores de Escola e para Autarcas, em especial aqueles que pertencem a regiões como as referidas, mas também para Cidadãos comprometidos com as questões que impactam as comunidades locais e a sociedade em geral.
Em nome da equipa da EPIS e dos autores deste estudo, reitero o convite para marcarem presença na apresentação de 15 de Abril, pelas 15:00, em Zoom – ver a parte de baixo deste e-mail por favor.Poderão realizar a inscrição no link: https://forms.gle/Ver6z4Zf8C4wnYV69 .
Melhores cumprimentos,
Andreia Jaqueta Ferreira
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