|
|
|
|
|
|
|
CICLO PNC
24 A 31 DE JANEIRO
|
|
|
|
Semana da Educação e Diversidade Cultural
|
|
|
Dar visibilidade às diferenças culturais e ao respeito pelo outro no âmbito da promoção de valores de inclusão, interculturalidade e tolerância é uma dimensão importante no trabalho das comunidades educativas e do PNC. No próximo dia 24 de janeiro celebram-se precisamente o Dia Internacional da Educação e o Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente. Em 27 de janeiro está em foco a celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, implementado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 30 de janeiro celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Com o objetivo de promover momentos de reflexão crítica com os jovens a propósito destas importantes temáticas, e evidenciar as múltiplas relações de Portugal com África, o PNC propõe o visionamento das obras Djon África, de Filipa Reis e João Miller Guerra, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, Com Quase Nada, de Carlos Barroco e Margarida Cardoso (dossiê pedagógico sobre o filme disponível na Coleção de Filmes do PNC) e Lugar em Parte Nenhuma, uma curta-metragem de animação de Bárbara Brandão e João Rodrigues. No dia 27 de janeiro, o PNC propõe o visionamento de uma longa-metragem de animação acabada de estrear no streaming do PNC: A Mais Preciosa Mercadoria, de Michel Hazanavicius, cujo enredo se foca, precisamente, na temática do Holocausto e na defesa sempre urgente dos direitos e da dignidade humana. Para o dia 30 de janeiro, o filme proposto é A Sala dos Professores, de Ilker Çatak, uma longa-metragem em que a escola surge como um microcosmo de tensões psicológicas e sociais, bem como de dilemas éticos que envolvem toda a comunidade educativa: alunos, docentes e encarregados de educação.
|
|
|
|
|
Djon África
João Miller Guerra, Filipa Reis | Ficção | Portugal | Cabo Verde, Brasil | 2018 | 96 min. 3.º ciclo, Secundárioo
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Batida de Lisboa
Vasco Viana, Rita Maia | Documentário | Portugal | 2019 | 75 min. Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Com Quase Nada
Margarida Cardoso e Carlos Barroco | Documentário | Portugal | 2000 60 min. | 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, Secundário
📁 Dossier Pedagógico
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Lugar em Parte Nenhuma
Bárbara de Oliveira e João Rodrigues | Animação | Portugal | 2016 | 7 min. | 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A Mais Preciosa Mercadoria
NOVO!
Michel Hazanavicius | Animação, França, Bélgica | 2024 | 81 min. | 3.º ciclo, Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A Sala de Professores
Ilker Çatak |Ficção | Alemanha | 2023 | 104 min. | 3.º ciclo, Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
NOVOS FILMES!
STREAMING PNC
|
|
|
|
Três novos Filmes no streaming
|
|
|
O cinema de animação nacional e internacional estão em foco neste mês de janeiro com novas estreias no streaming do PNC:
- A curta-metragem Percebes (2024), de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves é uma aclamada obra de animação documental, que se foca na atividade da pesca dos percebes, no Algarve, refletindo sobre a relação do homem com o mar e o sobre o impacto do turismo massificado na vida de uma comunidade. Recebeu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem no Festival de Annecy (2024).
- A Mais Preciosa Mercadoria (2024), de Michel Hazanavicius – Em plena 2.ª Guerra Mundial, um pobre casal de lenhadores vivia numa vasta floresta, cercados por um ambiente de frio, fome, miséria e guerra que tornavam a vida insuportável. Um dia, a pobre lenhadora encontra um bébé na neve, lançado de um dos muitos comboios que atravessavam a floresta. O bébé é protegido pelo casal e acaba por transformar por completo a vida de ambos, mas também do homem que atirou a pequena «mercadoria» pelo comboio. Realizado por Michel Azanavicius, autor de ascendência judaica, o filme adapta o conto homónimo de Jean-Caude Grumberg, escritor e dramaturgo francês cujos avós e pais foram brutalmente assassinados em Auschwitz.
- O Tempo Contigo (2019), longa-metragem de animação do japonês Makoto Shinkai. Trata-se de uma história que tem dois adolescentes como protagonistas: um rapaz, Hodaka, que foge da ilha onde vive com os pais para tentar a sua sorte na misteriosa, moderna e consumista cidade de Tóquio, e uma rapariga, Hina, que, após a morte da mãe, fica a viver sozinha com o irmão mais novo, recorrendo a pequenos trabalhos para sobreviver. Em Tóquio, Hodaka depara-se com uma metrópole agitada e chuvosa, encontra um emprego numa revista e apaixona-se por Hina, a jovem que, aparentemente, tem o poder de manipular de forma mágica o tempo. Em O Tempo Contigo, Makoto Shinkai articula um enredo romântico com uma fábula climática semi-apocalíptica e repleta de elementos sobrenaturais, bem dentro dos ambientes e características a que o cinema de animação japonês já nos habituou.
|
|
|
|
|
Percebes
NOVO!
Alexandra Ramires e Laura Gonçalves | Animação | Portugal | 2024 | 12 min. | 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O Tempo Contigo
NOVO!
Makoto Shinkai | Animação | Japão | 2020 | 113 min. | 3.º ciclo, Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A Mais Preciosa Mercadoria
NOVO!
Michel Hazanavicius | Animação, França, Bélgica | 2024 | 81 min. | 3.º ciclo, Secundário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
INSCRIÇÕES A DECORRER!
ACD ONLINE
27 JAN 2026 – 18H ÀS 21H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
|
|
|
|
TAKE 29 – Cinema e Irreverência na representação do Holocausto
UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS OBRAS DE CHAPLIN, BENIGNI E WAITITI
|
|
|
| Estão a decorrer as inscrições para a ACD online Take 29 – Cinema e Irreverência na representação do Holocausto. Esta ação irá ter lugar a propósito da celebração do dia 27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data estabelecida pela ONU para recordar os milhões de seres humanos assassinados pelo regime nazista, assinalando a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FOI ASSIM
DISPONÍVEL ONLINE
|
|
|
|
TAKE 28 – Monte Clérigo e Terra Vil
INTRODUÇÃO AO CINEMA DE LUÍS CAMPOS
|
|
|
| Esta ação foi inteiramente dedicada ao trabalho do realizador e produtor português Luís Campos, autor cuja obra tem estado profundamente ligada à representação de problemas da juventude, com destaque para a curta-metragem Monte Clérigo (2023), recentemente integrada no catálogo do Plano Nacional de Cinema e Terra Vil (2025), primeira longa-metragem de ficção do autor, com estreia agendada para breve. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CINEMA EM SALA
DEZEMBRO 2025 E JANEIRO 2026
|
|
|
|
O Cinema está à tua espera!
|
|
|
O dispositivo «O Cinema está à tua Espera» continua a levar milhares de alunos às salas de cinema, privilegiando o contacto dos jovens com o cinema português e também com algum cinema internacional. Fique a conhecer as sessões que já decorreram ou vão decorrer ao longo dos meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026…
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PROGRAMA EDUCATIVO
JAN A MAR 2026
|
|
|
|
|
«2026 abre na Cinemateca Júnior (serviço educativo da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema) sob o signo da PROJEÇÃO. Projetar, no dicionário, é planear, lançar, tornar conhecido. No campo da ótica é aumentar e lançar imagens para uma tela ou ecrã grande. Já se dominava esta técnica desde o século XVII, primeiro com a lendária Lanterna Mágica, que projetava vidros pintados e mais tarde, no início do século XX, com os projetores de slides (para quem não sabe: fotografia em película emoldurada em pequenos caixilhos), mas a projeção só ficou definitivamente inscrita na nossa memória coletiva quando se tornou parte integrante da arte do século XX, o CINEMA. Nos primeiros três meses do ano vamos voltar os holofotes para o ofício da projeção e gozar os prazeres do cinema no cinema…»
|
|
|
|
|
|
|
|
FESTIVAL
12 A 22 MAR 2026
|
|
|
|
|
«A MONSTRINHA está de volta entre 12 e 22 de março para levar o cinema de animação às escolas, cinemas e parceiros com quem mantém uma longa relação de amizade.
Ao longo dos últimos 25 anos, as sessões para escolas têm promovido o contato direto das crianças, jovens e professores com o cinema de animação como forma de expressão artística e reflexão sobre o mundo. Com sessões especialmente pensadas para cada faixa etária, os filmes abordam temas atuais e de enorme sensibilidade que inspiram, despertam a imaginação e lançam o debate, como a amizade e o respeito pelo próximo, a empatia, identidade e diversidade na comunidade…»
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|