Abril pela Educação

   

Um grupo de mais de 1000, mães, pais e professores, conceberam um “Abril da Educação”,que possa contribuir para cumprir um preceito constitucional: o de a todos garantir o direito à Educação

 Em nome da ARCA-Norte ( Assembleia da Rede das Comunidades de Aprendizagem do Norte), venho lançar o convite para a participação num debate público e formação acreditada, ministrada pelo José Pacheco e Ludmilla Pereira.

A  inscrição é obrigatória e efetuada no seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2mXdQZRxkuWhQBTnj3seqE7vdrCh1Q25EIYv4qAB5o6wdog/viewform?usp=sf_link

Recebemos do Professor José Pacheco a seguinte mensagem:

“Num encontro de educadores realizado no final da tarde do dia 25 de abril de 74, isto disse: “Ontem, os portugueses adormeceram num regime fascista. Hoje, não acordaram democratas. Temos uma grande missão para cumprir, a de criar a Escola da Democracia.”

Ao longo de cinquenta anos, a Lei de Bases de 86 não foi cumprida. Hoje, os “centros de estudo” crescem exponencialmente. Também crescem os índices de suicídio juvenil, do “bournout” e do analfabetismo funcional.

Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver.

Requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos, que transformemos uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender – que a todos assegure o direito à educação.

Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência e diálogo, enquanto condições de aprendizagem promotora de desenvolvimento humano sustentável.

A educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem, em comunidades de aprendizagem. A partir da sala de aula e daquilo que somos, do que sabemos e do que sabemos fazer, urge afirmar a possibilidade de conceber uma nova construção social de aprendizagem, na qual, efetivamente, se concretize uma educação integral.

Urge inovar, humanizar e refundar a Escola.

Os resultados do ato eleitoral de 10 de março dizem que perdemos cinquenta anos de oportunidades de concretizar uma educação cidadã. Para que não percamos mais oportunidades de mudança, reunamo-nos na Escola Secundária Infante D. Henrique das 18:30 às 20:00 para um debate público em torno de um projeto exequível e urgente.

Podereis contar com a minha presença.”

Pela Organização do Encontro,

Cristina Rebelo e Dulce Cruz

Sugerimos que apoies a campanha de crowdfunding que elaboramos para suportar as despesas inerentes ao evento e formação, https://ppl.pt/causas/abrildaeducacao

Views: 10

Isabel Moutinho