Percorrer o Universo em Vizela – sessão pública gratuita do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

IgniteIAstro_Vizela-Cartaz_wht

IgniteIAstro_Vizela-Cartaz-prog_blck

IgniteIAstro_Vizela-Cartaz-prog_wht

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) irá oferecer em Vizela, no dia 20 de maio, uma sessão gratuita sobre Astronomia, dedicada ao público em geral e, em especial, ao público escolar.

Esta é uma oportunidade para conhecer, de forma acessível e descontraída, o panorama da investigação e das oportunidades em ciências do Espaço no nosso país, e para contactar pessoalmente com investigadores.

Muito agradecemos a divulgação junto da vossa comunidade.

A sessão terá lugar no sábado, dia 20 de maio, às 18:00, no Auditório Municipal Francisco Ferreira, em Vizela.

Enviamos em anexo o material de divulgação e encontra o programa completo aqui no corpo do e-mail.

Muito obrigada pela atenção dispensada. Ficamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

com cordiais cumprimentos,

Catarina Leote

Ignite IAstro – Vizela

20 de maio, às 18:00, no Auditório Municipal Francisco Ferreira.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas e às galáxias, e falar dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

PROGRAMA

Atmosferas planetáriasPedro Machado

Se quisermos inspirar a plenos pulmões, só o podemos fazer na Terra. Noutros planetas do Sistema Solar, os astrónomos descobriram atmosferas escaldantes e ácidas, como a de Vénus, ou fétidas, como a lua de Saturno de nome Titã.Será que com este conhecimento conseguiremos distinguir, entre os planetas a orbitar outras estrelas, quais são habitáveis e quais são inóspitos à vida como a conhecemos?

Tirar as medidas a exoplanetasSérgio Sousa

Já foram descobertos mais de 5000 planetas a orbitar outras estrelas na nossa galáxia.Como é que estes planetas foram descobertos? Que técnicas, ferramentas e missões espaciais ajudam os astrónomos a “tirar-lhes as medidas” e a saber como são estes novos mundos longínquos?

Desvendar as atmosferas de planetas distantesTomás Silva

As atmosferas de planetas em órbita de outras estrelas – os exoplanetas – são a janela para melhor espreitarmos a natureza destes mundos distantes. De que são feitos? Como são os seus climas? E claro, são capazes de albergar vida? Como é que os astrónomos exploram as atmosferas destes mundos exóticos?

A sinfonia das estrelasTiago Campante

Muitas das estrelas que vemos no céu noturno fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como se de instrumentos musicais se tratassem. Vamos saber como os astrónomos “ouvem” o som das estrelas, usando depois essa informação para medirem com elevada precisão as suas características.