Inauguração da exposição “Velha Infância” e oficina para famílias na Casa da Memória » Sábado e Domingo, 19 e 20 junho

A Oficina
Casa da Memória
A Casa da Memória de Guimarães vai inaugurar um projeto muito especial. Um projeto sobre o tempo em que os mais velhos foram crianças. Um projeto de arte participativa, que parte dos saberes, das memórias e das histórias pessoais dos participantes – um grupo de idosas do Centro de Dia Nossa Senhora do Carmo e um grupo de jovens das Oficinas do Teatro Oficina.
Com criação artística de Vera Alvelos, “Velha infância” é um projeto que procura o diálogo de gerações e a experiência do presente através do imaginário do passado. Uma série de objetos, tesouros carregados de emoções, serão os veículos para aceder às histórias, numa exposição à sombra da ramada da Casa da Memória que remete para a vivência desse outro tempo. De entrada gratuita, a exposição será inaugurada este sábado, dia 19 de junho, às 19h00, com os novos e os velhos a juntarem-se debaixo dessa mesma sombra para revisitar, numa encenação deambulante, as histórias do antigamente, alimentando a nossa memória coletiva e o nosso imaginário.

 

Casa da Memória
Na manhã de domingo, às 11h00, a habitual oficina para famílias, “Domingos nos Museus”, organizada todos os meses pelo serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, irá prolongar este imaginário. 

Nesta oficina vamos descobrir algumas das histórias do projeto “Velha Infância” e, em conjunto, mergulhar nas nossas memórias, que como sabemos, parte são reais e outra parte ficção. Dirigida a crianças a partir dos 6 anos de idade, é lançado o repto de trazerem um objeto de infância para, a partir dele, serem desvendados mundos esquecidos.

Maiores de 6 | Duração c. 90 min. | Lotação limitada | Preço 2,00 eur mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253 424 716

Acessos: 22

Isabel Moutinho