Newsletter ADSE | Edição especial – Pedido de Reembolso

 

1. ONDE POSSO FAZER O PEDIDO DE REEMBOLSO ONLINE?

Pode enviar/submeter o pedido de reembolso online na sua área autenticada da ADSE Direta, escolhendo a opção “Enviar pedido de reembolso”. Neste contexto, apenas esta opção consente que o pedido de reembolso dê entrada na ADSE.

2. ESTOU A TENTAR ENTRAR COM AS CREDENCIAIS DO MEU FILHO, PARA ENVIAR UM PEDIDO DE REEMBOLSO, MAS DÁ ERRO!

As funcionalidades da ADSE Direta estão disponíveis apenas para os beneficiários titulares e seus representantes.

É o beneficiário titular, ou o seu representante, quem deve entrar na ADSE Direta com as suas credenciais, podendo, depois, enviar documentos de despesa relativos a todo o agregado familiar ou, no segundo caso, ao beneficiário que representa.

3. QUANDO TENTO ENVIAR UM PEDIDO DE REEMBOLSO SURGE UMA MENSAGEM INFORMANDO QUE DEVO PRIVILEGIAR O EMAIL. COMO DEVO PROCEDER?

Para submeter os pedidos de reembolso de forma digital tem de ter o seu email privilegiado. Para tal, deve proceder da seguinte forma:

•       Aceda à ADSE Direta em https://www.adse.pt/ar;

•       Clique na opção “Dados Pessoais”;

•       No final da página, clique na ligação “Alterar dados do beneficiário”;

•       Insira o seu email de contacto no campo “Email”;

•       Marque a caixa “Privilegiar email”;

•       Marque a caixa final “Li e aceito as condições acima indicadas”;

•       Clique em “Guardar”;

•       Neste momento, a plataforma envia uma mensagem para o endereço de email inserido. Clique na ligação que aparece no texto para confirmar esse endereço. Só depois de clicar nessa ligação é que o email de contacto se considera registado, privilegiado e atualizado na ADSE Direta e app MyADSE.

4. NO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE REEMBOLSO, TENHO DÚVIDAS NOS CAMPOS “BENEFICIÁRIO” E “TIPOLOGIA”.

No campo “Beneficiário” tem de selecionar sempre o nome do beneficiário ao qual foi prestado o cuidado de saúde” (titular ou familiar).

No campo “Tipologia”, deve escolher “Outros” sempre que: o cuidado de saúde prestado for uma consulta de Psicologia ou Psiquiatria; a fatura inclua uma consulta e um outro cuidado de saúde ou em caso de dúvida.

Quando o cuidado de saúde recebido for uma consulta de Ortodontia, Estomatologia ou Medicina Dentária escolha: “Estomatologia”.

5. TENHO DÚVIDAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS BOTÕES “CONFIRMAR” E ”DESCONFIRMAR”.

Os botões relacionados com o envio do pedido de reembolso ou o envio de documentos digitalizados devem ser entendidos da seguinte forma:

·       O botão “Confirmar” (em “Enviar Pedido de Reembolso”) permite-lhe enviar/submeter o seu pedido de reembolso. O botão “Desconfirmar” (quando está disponível) permite-lhe corrigir um pedido.

·       Depois de clicar em “Confirmar”, se consultar a “Lista de Pedidos”, o estado “Confirmado” indica que esse pedido de reembolso foi submetido com sucesso.

·       Quando o pedido passa ao estado “Recebido” já não é possível corrigi-lo (o botão “Desconfirmar” já não aparece).

·       O botão “Confirmar” (em “Enviar Documentos Digitalizados”), possibilita-lhe enviar/submeter documentação adicional.

6. RECEBI UM EMAIL DE AVISO A PEDIR PARA CONFIRMAR UM PEDIDO DE REEMBOLSO SOB PENA DE SER ANULADO. O QUE DEVO FAZER?

O email automático de aviso que recebeu indica que existe na ADSE Direta um processo de pedido de reembolso que está pendente, ou seja, foi guardado, mas não foi, por si, confirmado.

Para finalizar o processo é necessário que confirme os dados relativos à fatura, anexe as imagens/documentos e clique no botão “Confirmar”. A omissão deste passo impede que o processo seja analisado, acabando por ser automaticamente anulado pelo sistema ao fim de 30 dias.

Como confirmar o seu processo e completar o pedido de reembolso?

·       Entre na ADSE Direta em https://www.adse.pt/ar;

·       Escolha “Enviar Pedido de Reembolso”;

·       Na lista de pedidos de reembolso, clique na linha (coluna “Nº Proc.”) que tem o número do processo que falta confirmar (procure esse número no email automático que recebeu);

·       Na página com os dados do processo, clique no botão “Imagens” e verifique se anexou as faturas/documentos ao processo. Depois, no fundo da página, clique no botão “Confirmar” e, em seguida, “OK” (para confirmar o processo).

Caso tenha, por engano, preenchido e guardado um pedido de reembolso, ignore as mensagens recebidas. Poderá, de futuro, reutilizá-lo com outros dados, caso ele ainda se mantenha ativo.

7. TENTEI CONFIRMAR UM PROCESSO DE PEDIDO DE REEMBOLSO, MAS O BOTÃO “CONFIRMAR” ESTÁ BLOQUEADO OU DÁ ERRO.

Quando o botão “Confirmar” está bloqueado ou dá erro, verifique:

•       Se carregou as imagens no pedido de reembolso;

•       Se não terá enviado mais do que um pedido de reembolso relativo à mesma fatura e um deles já foi rececionado pela ADSE. Se assim for, não precisa de fazer nada porque o processo (que apenas “guardou”) é automaticamente anulado 30 dias após o seu registo;

•       Se o processo não terá sido submetido pela entidade empregadora, pois, neste caso, só esta o poderá confirmar. Nesta situação, deve contactar a entidade.

8. AO CLICAR NO BOTÃO PARA CARREGAR AS IMAGENS (DOCUMENTOS) NÃO ACONTECE NADA…

Se o botão “Carregar Imagens” não reage quando tenta enviar um pedido de reembolso ou submeter um documento digitalizado deve verificar se o seu navegador de acesso à Internet (“browser”) está a bloquear as janelas “pop-up”. Se isto estiver a acontecer desligue essa opção para o endereço www.adse.pt e tente novamente: já deverá conseguir anexar as imagens das faturas/documentos.

9.

ENVIEI DOIS PEDIDOS DE REEMBOLSO PARA A MESMA FATURA.

COMO POSSO ANULAR UM DELES?

Não é possível anular/apagar, pedidos de reembolso através da ADSE Direta.

O que pode fazer?

·       Se ainda não confirmou o processo, não faça nada porque será automaticamente anulado 30 dias após o seu registo;

·       Se confirmou dois processos, verifique se algum deles ainda apresenta o botão “Desconfirmar”. Ao clicar nesse botão o processo é anulado após 30 dias. O processo remanescente será analisado pela ADSE;

·       Mas se a ADSE já recebeu os dois processos não precisa fazer nada, pois um deles será anulado durante a fase de análise do pedido.

10. NA OPÇÃO “ENVIAR DOCUMENTOS DIGITALIZADOS” QUAL É A DIFERENÇA ENTRE “DOCUMENTOS RELATIVOS A SUSPENSÃO DE REEMBOLSO” E “DOCUMENTOS COMPLEMENTARES PARA PROCESSOS DE REEMBOLSO”?

O serviço “Enviar Documento Digitalizado” permite submeter os documentos necessários para completar o pedido de reembolso de regime livre e lares.

Até à fase de análise do pedido pela ADSE, a opção “Documentos complementares para processos de reembolso” deve ser utilizada sempre que haja necessidade em adicionar documentos (em falta) para completar o pedido de reembolso, mesmo que tenha sido remetido através do serviço postal/correio.

Já a opção “Documentos relativos a suspensão de reembolso” deve ser utilizada sempre que haja necessidade em juntar ao processo a documentação solicitada pelo Ofício de Suspensão expedido pela ADSE. Após submissão desta documentação, o processo de reembolso é automaticamente desbloqueado e passa à fase de análise.

Deve ter em atenção que ao enviar os documentos é fundamental que selecione a “Referência do Ofício da ADSE”.

11. TENHO UMA DÚVIDA QUE NÃO CONSTA DESTA LISTA. COMO POSSO ESCLARECÊ-LA?

Caso subsista alguma dúvida, aconselhamos a leitura do Manual de utilização da ADSE Direta para beneficiários (capítulo “Enviar Pedido de Reembolso” ou “Enviar Documentos Digitalizados”), disponível em: Portal da ADSE > Beneficiários > Documentos Úteis. Também pode consultar a newsletter especial Como submeter um pedido de reembolso online, a qual descreve, de forma muito sucinta, o passo a passo de um pedido de reembolso.

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Isabel Moutinho