Projeto Conect – Educação, Saúde e Igualdade

Projeto Conect_APRESENTAÇÃO (3)

Exmo/a Senhor/a,

Venho por este meio apresentar o projeto Conect – Educação, Saúde e Igualdade, que surge de um trabalho de campo que venho a realizar na Guiné-Bissau desde o ano de 2019 e que pretende criar diálogo entre países (PALOP) e Portugal, onde tem ocorrido uma crescente identificação de casos.

Em linhas gerais, o projeto construiu uma bolsa de jovens universitários/as facilitadores/as para sessões sobre Práticas Nefastas a serem realizadas em Escolas Secundárias, e que foi já alvo de formação nas áreas abrangidas pelo projeto e que se guiou pelas orientações temáticas da Comissão para a Igualdade de Género.
Nesta fase (durante o mês de outubro), os/as jovens facilitadores/as irão realizar as sessões de sensibilização nas escolas que se mostrarem abertas a tal, sendo concretamente neste ponto que gostaria de contar com o vosso apoio.
O projeto apoia-se numa metodologia combinada de educação formal e não-formal, bem como, no empoderamento de jovens como agentes de mudança e na educação entre pares.
Este é um projeto piloto, sendo esse o motivo das ações decorrerem num espaço de tempo tão curto – todo o processo desde 2019 é construído com estudo da literatura sobre a temática, auscultação in locu, tratamento e análise de dados, avaliação dos processos.
Este será mais um passo, do que se pretende ser uma boa prática na educação para os direitos humanos.
Sem me alongar mais deixo, em anexo, a apresentação do projeto, ficando à vossa disposição para esclarecimentos adicionais.
Grata pela atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Torres
Criminóloga e Psicóloga 

 

Acessos: 35

Fátima Peixoto