PARTICIPA – PARTICIPA – FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL APOIAM OS DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

logo-APEICores

Associação de Profissionais 
de Educação de Infância integra um projeto financiando pelo programa Erasmus+, coordenado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e envolvendo mais cinco parceiros do espaço europeu (Escola Superior de Educação do Porto/IPP, Portugal; Universidade de Varsóvia, Polónia; Universidade de Utrecht, Bélgica; Hellenic Open University, Grécia; Odisee – University of Applied Sciences, Bélgica), denominado PARTICIPA, que visa a criação de ferramentas de desenvolvimento profissional para a promoção do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância que, de seguida, se apresenta.Dada a importância da temática e os recursos disponíveis para os profissionais de educação de infância, sugere-se que sigam a página e o Facebbok do projeto.

 

As crianças têm o direito a serem ouvidas e a verem as suas perspetivas consideradas, em todos os assuntos que lhes digam respeito, nos diversos contextos em que estão inseridas – da família, à comunidade e aos contextos educativos.

Assente neste pressuposto e na importância da participação enquanto direito fundamental, o projeto Erasmus+ PARTICIPA propõe-se a desenhar ferramentas de desenvolvimento profissional para apoiar a promoção da participação das crianças em contextos de Educação de Infância.

As ferramentas desenvolvidas pelo projeto destinam-se a educadores de infância, assistentes operacionais, e coordenadores, procurando encorajar a colaboração e o trabalho de equipa em prol da participação das crianças.

Especificamente, estão a ser desenvolvidos instrumentos de autoavaliação para educadores e assistentes – ao nível da sala – e para coordenadores – ao nível do jardim de Infância.

Estes instrumentos permitirão aos profissionais refletirem sobre as suas práticas e, simultaneamente, definirem objetivos pedagógicos e objetivos de desenvolvimento profissional. Para além destes instrumentos, está a ser desenvolvido um MOOC – um curso online gratuito, de disseminação em grande escala -, que visa apoiar educadores, assistentes operacionais e coordenadores na aquisição de atitudes, conhecimentos e competências que conduzam à promoção da participação das crianças.

Com este MOOC, os profissionais poderão aprofundar os seus conhecimentos sobre a participação e os seus potenciais benefícios, mas também sobre potenciais barreiras à participação e formas de as ultrapassar. Terão, ainda, a oportunidade de saber mais sobre práticas participativas, sendo convidados a experimentá-las nas suas salas e jardins de Infância.

Disponibilizadas online, as ferramentas do projeto PARTICIPA poderão ser usadas de forma flexível, individualmente ou em equipa, em casa ou no jardim de Infância. Ao apoiar a participação das crianças, este projeto pretende inspirar mudanças positivas e contribuir para o bem-estar das crianças, tanto nos países parceiros – Portugal, Bélgica, Polónia, Grécia – como em toda a Europa.

Acompanhe o desenvolvimento das ferramentas em

https://child-participation.eu/

e siga o projeto em

https://www.facebook.com/ParticipaProject

www.youtube.com/watch?v=uF69XPXDsBk

Acessos: 23

Isabel Moutinho