“Os Censos vão às escolas”

095_CD_2021_DGE_Censos2021_Escolas

Censos Vão à Escola 2021_Ensino Secundário

Censos Vão à Escola 2021_2º e 3º Ciclo

Censos Vão à Escola 2021_1º Ciclo

No próximo dia 19 de abril, tem inicio a resposta aos Censos 2021, pela Internet. Este processo de Recenseamento da População e Habitação, à escala nacional, que se realiza de 10 em 10 anos, é constituído por operações estatísticas fundamentais para o conhecimento das principais características da população e da habitação do país, a sua realidade social e económica, produzindo também informações imprescindíveis para a tomada de decisões dos sectores público e privado.

Tendo em conta o contexto epidemiológico atual, o INE definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos censos e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta.

A realização eficaz dos Censos só é possível através da colaboração empenhada de toda a população, pelo que este INE está a mobilizar um vasto conjunto de entidades públicas e privadas para o apelo a essa colaboração. A experiência de operações censitárias anteriores tem demonstrado que a comunidade escolar tem um papel importante a desempenhar, nomeadamente pela oportunidade que a divulgação e a sensibilização para esta colaboração propicia em termos de educação para a cidadania. A população escolar dos ensinos básicos e secundário constitui um agente importante para a dinamização e estímulo à resposta aos Censos 2021, tanto pela compreensão da sua importância, como pela influência positiva que pode exercer sobre os pais e encarregados de educação, ao sensibilizá-los para resposta pela Internet.

O INE, com a Equipa do ALEA1, desenvolveu a iniciativa “OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS” cujo objetivo é dar a conhecer aos alunos o que são, para que servem e como se fazem os Censos 2021, assim como mobilizar e incentivar a comunidade escolar para a resposta aos Censos 2021 pela Internet e em segurança. (Documentos em anexo)

Assim, incumbe-me o Sr. Vereador da Educação, Conhecimento e Cultura, Dr. Leonel Rocha, de solicitar a preciosa e habitual colaboração dos/as Srs./as Diretores/as, na divulgação e envolvimento da comunidade educativa neste processo de enorme dimensão, fundamental para o conhecimento da população portuguesa.

Com os melhores cumprimentos,

ISABEL MARQUES

isabelmarques@famalicao.pt | +351 252 320 900

Gabinete de Apoio ao Vereador da Educação, Conhecimento e da Cultura . office of support to the councilor for education, knowledge and culture

 

image001

Acessos: 107

Fátima Peixoto