Divulgação UTAD: Celebração do Dia Internacional da Matemática

Em novembro de 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como oDia Internacional da Matemática. Este dia do ano foi escolhido para o Dia Internacional da Matemática por já ser comemorado em muitos países como o Dia do Pi (esta data é escrita como 3/14 em alguns países e 3,14 é uma aproximação para a constante matemática Pi).
 
Em 2021, o tema do Dia Internacional da Matemática é Matemática para um Mundo Melhor. Por todo o mundo, decorrerão eventos que evidenciarão como a matemática pode tornar o mundo um pouco melhor. É surpreendente a base matemática que está por trás de tantos assuntos que fazem parte do nosso dia a dia e da atualidade como a análise de epidemias, a inteligência artificial, a música digital, os jogos de computador, a Big Data, as previsões meteorológicas, a divisão justa, a modelação de queimadas, a testagem em grupo, os foguetes e satélites, o design de montanhas russas, as ressonâncias e as tomografias, os motores de busca, a Teoria de Jogos, o degelo de glaciares, os espelhos de telescópios, a Internet e a rede telefónica móvel, entre muitos outros.
 
O CMAT - Centro de Matemática da Universidade do Minho é uma unidade de investigação da Universidade do Minho com um Polo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e junta-se às celebrações deste dia procurando, através das atividades propostas, sensibilizar o público para a importância e o impacto da matemática no quotidiano, na educação e enquanto ferramenta de desenvolvimento.

Convidamos a comunidade escolar do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a:
 
- assistir ao colóquio online "Pi: um número envolto em mistério” proferido pelo Prof. Doutor António Machiavelo (CMUP) no próximo dia 17 de março, pelas 14h30m (via ZOOM, ID reunião: 885 7609 5414, senha: 686996). Agradecemos que cada professor (ou escola) proceda à inscrição enviando um email para divulgacao@math.uminho.pt com o número previsto de alunos que se ligarão à sessão. Mais informações e link para o colóquio aqui.
No final do colóquio (com a duração prevista de 1 hora), serão apresentados na página do OutLAb desafios à comunidade escolar (para alunos dos Ensinos Básico e Secundário) inseridos nas comemorações do CMAT do Dia Internacional da Matemática. Nessa mesma página e nessa data serão disponibilizados documentos de apoio para os professores que queiram dinamizar as atividades nas suas escolas.
 
- assistir ao ciclo de comunicações curtas (online) “Adiando Pi” onde a Matemática surgirá sob formas diversas, no próximo dia 13 de abril.  Mais informações e link em breve.
 
Agradecemos a divulgação dentro da sua comunidade escolar, pedindo a colaboração em especial dos professores de matemática para que se mobilizem e incentivem a participação dos vossos alunos nestas atividades.
 
Eurica Henriques
Polo do CMAT na UTAD
 
GCI
Gabinete de Comunicação e Imagem
UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real (Portugal)
Tel./Phone +351 259 350 141 – Ext. 4141
E-mail gci@utad.pt

Acessos: 4

Isabel Moutinho