Braga Cultura|| 13 a 20 de Maio

https://mailchi.mp/40ec21ffafcd/a-cultura-no-pode-parar-13605598?e=6670b4a271

De 19 a 23 de maio os bracaraugustanos vão voltar a viajar no tempo e a revisitar o melhor da Braga Romana a partir de um programa que será disponibilizado online.
Espetáculos de música e dança, oficinas pedagógicas, ações de formação, recriações do quotidiano, desafios e jogos, entre outros, serão motivos para ultrapassar o interregno provocado pelos condicionalismos da pandemia de COVID 19. Através de vários momentos de evocação das últimas 16 edições, Braga voltará a vestir-se à moda romana, cumprindo as normas vigentes e salvaguardando a saúde pública.

Através da página do Facebook do Município de Braga, o público poderá desfrutar de nove espetáculos inebriantes, onde as sonoridades do mediterrâneo se cruzam com corpos em movimento, vídeo-documentários, além da recriação de três dos momentos mais esperados pelo público: o batizado, o casamento e o funeral romano.

Nesta edição, a Braga Romana disponibiliza a possibilidade de inscrição em várias ações de formação e oficinas pedagógicas. Destacam-se a formação em música mediterrânica, pelo multi-instrumentista Rúben Monteiro, que terá a duração de um ano; a formação em dança greco-romana, por Sara Toscano, e um conjunto de oito oficinas de arqueologia experimental e de latim promovidas pela Axis Mundi, que estão disponíveis gratuitamente no site do evento. A programação conta também com um quiz interativo que decorrerá em direto e desvendará quem melhor conhece os segredos da Opulenta cidade de Bracara Augusta.

Para além do programa online o evento promove a abertura gratuita dos espaços museológicos do período romano, nomeadamente a Fonte do Ídolo, Termas Romanas do Alto da Cividade e Domus da Escola Velha da Sé, com possibilidade de visita guiada sujeita a marcação prévia.

Também a restauração bracarense participará neste evento, através da apresentação de menus de inspiração no período romano. Estes menus são desenvolvidos em colaboração com a Associação Comercial de Braga e estarão disponíveis nos espaços de restauração em sistema take away.

Inserida na programação está também a apresentação pública do projeto final da Musealização das Ruinas Arqueológicas da Insulae das Carvalheiras, que vai decorrer no dia 22 de Maio, no Museu D. Diogo de Sousa.

Para o público infantil, para além desafios online, será apresentada a peça de teatro “Titus e a Conta dos Dias”, no auditório de São Frutuoso, espaço do Seminário de São Pedro e São Paulo sito na rua D. Afonso Henriques. Todas as atividades presenciais são de acesso livre, no entanto estão sujeitas a inscrição prévia.

Após um ano de interregno forçado, a Braga Romana está, portanto, de volta ao quotidiano bracarense. Apesar de ser uma realização praticamente realizada digitalmente, permitirá um retorno dos bracaraugustanos à Opulenta Cidade Bracara Augusta.

Acessos: 31

Isabel Moutinho