PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CONTEXTOS DE PRÉ-ESCOLAR

Está previsto iniciar, no próximo dia 30 de maio de 2023, a ação de formação PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CONTEXTOS DE PRÉ-ESCOLAR (25 horas).

Solicitamos a melhor divulgação da mesma, a qual, desde já agradecemos.

Se está interessado/a faça a sua inscrição aqui https://forms.gle/SB8rgcso2DKfANGg7 Curso de Formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo: CCPFC/ACC-119915/23)Regime de Frequência: e-Learning (Plataformas Zoom e Moodle)Destinatários: Educadores/as de Infância, Professores/as de Língua Gestual Portuguesa e de Educação Especial Releva na DCP (Dimensão Científico Pedagógica): Sim –  GR 100, 360, 910, 920, 930Formador/a: Dídia Lourenço

Conteúdos:

1- Enquadramento Legal da Educação Inclusiva, Pré-Escolar e Intervenção Precoce; (Decreto-Lei 54/2018; Lei 116/2019; Lei 5/1997 e OCEPE; e Decreto-Lei 281/2009);• Conceitos, definições e princípios do novo paradigma de Educação Inclusiva. Mudanças estruturantes e os seus impactos a nível organizacional e pedagógico;2 – A intervenção precoce na infância e a sua relevância na promoção do desenvolvimento; • Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento (neuroplasticidade/período crítico/neurónios e sinapses);• Perspetiva biológica e sistémica do desenvolvimento (interação dinâmica e contínua entre o biológico e a experiência);• Neurodesenvolvimento infantil – típico/atípico (0-6 anos);3 – As principais perturbações do neurodesenvolvimento;•Avaliação e intervenção pedagógica4 – Fundamentos e princípios da pedagogia de infância e suas implicações nas práticas educativas inclusivas; • O planeamento e a avaliação em ambientes inclusivos do pré-escolar;• A ecologia da sala do pré-escolar e participação da criança com desenvolvimento atípico;• Intervenções em contextos naturais e baseadas nas rotinas;• Barreiras à aprendizagem e à inclusão e a operacionalização de medidas no pré-escolar;• Construção e adaptação de materiais/recursos lúdicos/didáticos.5 – Consultoria colaborativa em contextos de pré-escolar (famílias/educadores de infância) e Processos de transição facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar/1º ciclo);• Definição e desenvolvimento de objetivos e orientações comuns;• Transição do meio familiar, ou da creche, para o jardim de infância;• Transição do jardim de infância para a escolaridade obrigatória.

Calendarização

30 de maio ———– 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona)01 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona)06 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona)08 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona)13 de junho ———- 17h30 – 19h30 (síncrona) + 19h30 – 21h30 (assíncrona)15 de junho ———- 17h30 – 20h30 (síncrona) + 20h30 – 22h30 (assíncrona)

Valor da formação: Sócios da Pró-Inclusão (40€); Não Sócios (70€)Pagamento através de transferência bancária: IBAN – PT50 0036 0106 9910 0042 3297 4  ou através de MBWAY  para o contacto da Pró-Inclusão  +351 964 502 105

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS E INSCRIÇÕES em:https://cfpinandee.weebly.com/destaquesformacao.htmlAgradecendo antecipadamente a atenção dispensada.Atenciosamente,A Equipa de Assessoria Técnico Pedagógica da Pró-Inclusão

__________________________________
PRÓ-INCLUSÃO – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Sede: Avenida Jorge Peixinho, 30, Quinta da Arreinela, 2805-059 AlmadaTm.: +351 927 138 331 / +351 964 502 105Delegação Norte: Rua Diogo Cassels, 100-121, Galeria Comercial, Loja 19, 4430-076 Vila Nova de GaiaTm: +351 969 406 346 / +351 966 520 964

Views: 80

Isabel Moutinho