Convite: Conhecer o mar na Praia Pedagógica- Costa de Lavos

Concebemos esta visita de estudo visando a melhoria dos conhecimentos dos alunos acerca do mar, dos seus riscos, potencialidades e atitudes corretas para diminuir riscos, transformar potencialidades e recursos em riqueza.

Todas as atividades são acompanhadas por um professor de geografia especialista neste território e nos assuntos do mar, e por mestres e sábios das vidas do mar residentes nesta aldeia, cada visita é adequada ao nível de ensino dos alunos. Dia 8 julho faz um mês sobre a abertura oficial e nesse dia já mais cinco centenas de visitantes passaram o dia nas vivências e saberes do mar organizados pela praia pedagógica, até à presente data com um elevado grau satisfação como os rostos da reportagens fotográficas em facebook.com/costadelavospraiapedagogica assim notam e todas as mensagens transmitidas.

10:00 – Passeio dunar com início junto ao parque das caravanas, pelo passadiço, com troca de conhecimentos sobre o ecossistema costeiro – fauna, flora e a geomorfologia –, comparando os painéis de educação ambiental com a magnífica paisagem e os seus elementos físicos e humanos. Abordamos os comportamentos saudáveis na praia e no mar acompanhados pelo geógrafo Duarte.

11:00 – Tomamos um café na Casa dos Pescadores e mergulhamos nas vivências do mar, conversando um pouco com os sábios/as do mar sobre os seus saberes. A taberna antiga, com um valioso espólio histórico doado pelas gentes desta aldeia de pescadores, é o lugar ideal para ouvir contar histórias do mar e dos seus objectos. Já a oficina das artes do mar é o laboratório indicado para compreender as técnicas e o funcionamento dos instrumentos de pesca com o mestre Carlos e outros eternos jovens da Costa. A memória é a chave para pessoas e sociedades mais felizes e, por isso, no palheiro antigo, somos guiados por uma sábia da Costa de Lavos, a senhora Ondina, mulher com nome e vida ligada ao mar, sobre as vivências familiares nas habitações típicas das aldeias piscatórias.

15:00 – Envolvimento na arte xávega, na saída das redes e separação do peixe. Apresentação das diferentes espécies pescadas e das suas singularidades, fatores de qualidade do peixe português e a sua importância nutricional, apenas alguns dos aspetos que fazem do mar da Costa de Lavos um pesqueiro excelente.

A Praia Pedagógica resultado da parceria entre a Casa dos Pescadores e a Duarte Company – Animação Turística reg.274/2014 TP e os seguros de todas as atividades são cobertas pelos respetivos seguros.

Marcações através do nº 964687344 – Prof. Hugo Duarte

tm. 964687344 – Prof. Hugo Duarte

mail: costapraiapedagogica@gmail.com

costapraiapedagogi.wix.com/cpescadores

facebook.com/costadelavospraiapedagogica

Banner

cartaz

COSTA_PRAIA PEDAG_ESCOLAS