Curso de formação “Desinformação: contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno”

Cronograma – desinformação_

Estando a sua escola registada no eTwinning certamente que procura constantemente novas ideias para ajudar os seus docentes a inovar. Por essa razão, divulgamos o Curso de Formação, de 25h, intitulado “Desinformação: contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno” destinada a escolas da NUT Norte. Este curso realiza-se integralmente online, de acordo com o cronograma que pode consultar em anexo. O texto de divulgação segue abaixo.

Qualquer dúvida sobre o funcionamento deste curso deve ser dirigida aos elementos da Direção-Geral de Educação que se encontram a coordenar este assunto: Octávia Castro (octavia.castro@dge.mec.pt) e Paula Martins (paula.martins@dge.mec.pt).

———————————-
 
A Direção-Geral da Educação irá dinamizar um curso de Formação, de 25h, em regime de e-learning, intitulado “Desinformação: contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno”, com o registo de formação 

Tendo em consideração que o curso foi candidatado e aprovado pelo POCH para ser realizada na NUT – Norte, pedimos a colaboração no sentido de divulgarem o mesmo junto das V. escolas.

As inscrições decorrem até ao dia 20 de outubro.  

 Período em que decorre a Oficina de Formação: de 09/11/ 2022 a 19/12/2022.

 Caso estejam interessados podem inscrever-se no seguinte link da turma: https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/3598609/enroll

Se não estiverem registados no Portal de formação da DGE devem fazê-lo no seguinte link : https://formacao.dge.min-educ.pt/ , e só depois é que se podem inscrever na turma.

Objetivos do Curso de Formação: 

  • Identificar os sinais de alarme relativamente à desinformação e apresentar, debater e refletir sobre os contextos e as possíveis soluções, assim como sobre o papel da escola.
  • Refletir sobre o impacto da promoção do bom uso da informação, considerando a importância de a verificar antes de considerar ou de partilhar.
  • Conhecer os diversos programas nacionais e europeus que trabalham estas questões.

Capacitar para a utilização de diferentes abordagens de preparação para lidar com a desinformação (prebunking) e de reagir à desinformação (debunking).

O curso é constituído pelos seguintes Módulos: 

Módulo 1 – Introdução: 1. Desinformação no contexto da história: marcos essenciais 2. Desinformação, má-informação, conteúdo-errado, fake news e desordens informativas: uma trajetória de conceitos e perspetivas 3. Uma tipologia das ‘inverdades’ online 4. Uma sociedade VUCA 5. Porque a desinformação resulta tão bem?

Módulo 2 – Contextos de ação: 1. Soluções (possíveis) para um problema (viral) 2. Educação para os media: Uma solução entre várias 2.1. Papel da escola 2.2. Papel do cidadão

Módulo 3 – Ferramentas: 1. Verificação de factos 1.1. Vamos fazer de jornalistas 1.2. Fact Checkers 1.3. Usar ferramentas de jornalistas em sala de aula

Módulo 4 – Metodologias ativas: 4.1. Análise de planos de aula/ propostas de atividades 4.2. Metodologias sugeridas de atuação 4.3. Como envolver os alunos

Módulo 5 – Avaliação e Reflexão: 1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos. 4.4. Espaços seguros para diálogo (safe spaces)

  Grupos de recrutamento a quem se destina o Curso de Formação: 

Educação Pré-Escolar 

Professores do Ensino Básico

Professores do Ensino Secundário 

Professores de Educação Especial 

Professores Bibliotecários 

Critérios de seleção: 

1.º Docentes do Ensino Básico pertencentes à NUT Norte

2.º Docentes de outras NUTs

 

—————————-

Atenciosamente,

Uma imagem com desenho

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com desenho

Descrição gerada automaticamente

Views: 93

Fátima Peixoto